Colunistas Política

DEMOCRACIA X CORRUPÇÃO

Por Silas Reis *

O povo brasileiro ainda não sabe lidar com a democracia. A democracia no Brasil ainda é como um bebê recém-nascido que tá começando a andar.

Esses últimos anos, estamos ouvindo falar muito sobre corrupção no meio político, nas câmaras, nas prefeituras, na Assembleia Legislativa e no Planalto Central. Mas a corrupção não começa na esfera pública e sim na base da pirâmide (sociedade).

Quando um cidadão coloca um “gato” roubando energia, quando ele fura a fila, quando ele senta no lugar do idoso, no transporte público, quando oferece propina ao guarda de transito. Esse é o chamado “jeitinho brasileiro”.

Quando ele vende seu voto por cimento, cesta básica, cerveja, cem reais, etc.

Dessa forma, forçando o candidato ao cargo público, ter somas absurdas para poder comprar o voto de seus eleitores e ser eleito.

Um candidato o vereador que precisa ter 300 mil para bancar patrocínio de sua campanha que não irá ter de volta esse valor, nos quatro anos de mandato, através do seu salário.

Subtende-se que ele irá desviar dinheiro público para obter de volta os valores investimentos da campanha. É uma matemática muito simples que o povo até hoje não entendeu.

Porque a base da corrupção está no povo. Que é uma herança do Brasil colônia, quando os portugueses trocavam as bagatelas (espelhos, facas, etc) com as riquezas de nossa terra.

Até que o povo entenda, ficaremos mergulhados na corrupção que estamos hoje.

A venda do seu voto custa sua saúde, educação, segurança, saneamento básica, etc.

* Colunista

Eduardo Enrique

Repórter, Comunicador Popular e Jornalista Cidadão

http://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.