POLÍTICA

Dividindo a opnião da população, a operação verão continua. O objetivo é dar mais seguranças nas estradas

Agentes do DETRAN e DEMUTRAN em mais uma fiscalização da operação verão na PA 431. Foto: Elivaldo Silva

Segue até o dia 31 deste mês a OPERAÇÃO VERÃO do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran). A operação é realizada em todas as rodovias do estado em parceria com a PRF, Polícia Militar e agentes de Departamentos ou Secretarias Municipais.
A operação vai contar com reforço de 900 militares e agentes de segurança. Um aumento de cerca de 50% no efetivo dos órgãos de segurança municipal, estadual e federal que atuam na cidade. Durante as ações, os órgãos vão trabalhar de forma integrada.
A fiscalização em rodovias será realizada pela PRF, Polícia Militar junto com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran). Os principais pontos de atuação serão em Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos.
Em Mojuí dos Campos a operação tem sido assunto nas rodas de conversas, redes sociais e grupos de aplicativos sociais. Para muitos, o detran precisa reconhecer a situação do municipio, onde muitos condutores e proprietários de veículos são das comunidades e não possuem habilitação ou estão com licenciamentos atrasados por falta de condições finannceiras ou po desconhecimento.
Já outros são favoráveis as fiscalizações, pois as mesmas além de orientarem, retiram das ruas condutores inabilitados e veiculos em situações irregulares e com isso evitam acidentes. Mojuí dos Campos no último mês passou por uma turbulência de acidentes de transito.
O repóter Elivaldo Silva acompanhou na tarde da última quarta-feira (11) mais uma etapa da operação com uma barreira na no km 11 da PA 431. O repórter conversou com a Agente Luciane Budellon, chefe de grupo de fiscalização.
Na entrevista a Agente destacou orientações importantes que são repassadas aos condutores nas abordagens.
“A gente sempres orienta que o condutor ao sair de casa, observe se estar portando os documentos de porte obrigatório, CNH, CRLV, observe as condições do veículo, se atente ao uso do cinto de segurança, ao uso do capacete, se atente me fechar corretamente o capacete, andar de viseira baixa, máximo de cuidado com nossas crianças, usar assentos adequados para ela e por fim vai aquela orientação máxima, se beber não dirija, alcool e direção não combina”, reforçou a Agente.
De acordo com Luciane , o órgão que por diversas vezes já esteve no municipio palestrando sobre educação, após a operação verão vai pontuar mais atividades de educação no transito no municipio..

Com reportagem Eivaldo Silva e redação de Eduardo Enrique

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
http://www.mojuinaintegra.com.br