MOJUÍ DOS CAMPOS SAÚDE

Famílias contempladas recebem primeiros módulos sanitários domiciliares. 106 famílias serão beneficiadas

Módulo sanitário domiciliar. Foto: Elivaldo Silva

Melhorias Sanitárias Domiciliares são intervenções promovidas nos domicílios, com o objetivo de atender às necessidades básicas de saneamento das famílias, por meio de instalações hidrossanitárias mínimas, relacionadas ao uso da água, à higiene e ao destino adequado dos esgotos domiciliares.

Irineu Paulo Santos, morador do bairro alto alegre, recebeu em sua residência a reportagem do Portal Mojuí na Íntegra e falou da alegria de ter sido beneficiado com o programa Módulos Sanitários Domiciliares – MSD.

“Olha eles vieram aqui, junto com o agente comunitário de saúde, ai me escrevi, ai passou algum tempo para eles chegarem, até eu não acreditava, mais graças a Deus aconteceu… Eles um dia chegaram aqui em casa e vieram dizer pra mim que já ia começar a construção do banheiro um dia de segunda-feira”, contou seu Irineu.

Irineu mora com a esposa e um filho de vinte e três anos e fala de seu contentamento em ser beneficiado pelo programa.

“Eu me sinto feliz, eu não tenho condições de fazer um banheiro desse, o anterior era de madeira. Então realmente me sinto feliz, gostei e achei bom”.

O programa de MSD, é um projeto da FUNASA, SUS, Ministério da Saúde e supervisão da Prefeitura de Mojui dos Campos através da Secretaria Municipal de Saúde.

Lindomar Santos, Coordenador de Endemias no Município, repassou a reportagem o número de famílias a serem beneficiadas pelo programa.

Alto Alegre com 18 unidades; Esperança com 17 unidades.; Vila Nova com 15 unidades e Cidade Alta 1 e 2 com 56 unidades.

O Programa de MSD tem como objetivo, implantar soluções individuais e coletivas de pequeno porte, com tecnologias apropriadas. Contribuir para a redução dos índices de morbimortalidade provocados pela falta ou inadequação das condições de saneamento domiciliar.

Dotar os domicílios de melhorias sanitárias, necessárias à proteção das famílias e à promoção de hábitos higiênicos.

 

Por: Elivaldo Silva/Mojuí na Íntegra.

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
http://www.mojuinaintegra.com.br