MOJUÍ DOS CAMPOS POLÍTICA

Já é nesta terça-feira a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Duas chapas da base do governo devem disputar o pleito

Atual Câmara de Vereadores de Mojuí dos Campos. Foto: Eduardo Enrique

Em sessão marcada para esta terça-feira (04) deve ocorrer a eleição da próxima Mesa Diretora da Câmara Municipal de Mojui dos Campos, Oeste do Pará. A Mesa Diretora é composta de 04 membros: Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário.

A convocação para a eleição foi feita a todos os parlamentares na sessão do dia 28 do mês passado pelo atual presidente da Casa, vereador Marco Antônio (PSDB). A sessão extraordinária está prevista pra começar às 09h30.

A nova Mesa Diretora vai comandar a Casa no biênio 2019/2020.

De acordo com o Regimento Interno da Casa, além de fazer a gestão administrativa, a Mesa Diretora também tem a prerrogativa de organizar a pauta de votações e, em caso de recusa do prefeito, sancionar projetos que tenham sido aprovados pelos vereadores.

Há a expectativa de duas chapas disputarem o pleito. Sendo uma encabeçada pelo vereador Arnaldo Galvão (PSC) e outra chapa, encabeçada pelo vereador Teté (PSDB). Tanto Arnaldo, como Teté são da base de apoio do atual prefeito.

Vereador Marco Antonio, atual presidente da Camara Municipal

Em entevista ao Portal de Notícias Mojuí na Íntegra, o Presidente da Câmara, Marco Antônio, falou da antecipação da eleição da casa.

“A eleição estava marcada para o dia 05 de dezembro, mais devido o aniversário de seis anos de emancipação do Município, em acordo com todos os vereadores foi antecipado para o dia 04 de dezembro uma terça-feira, a eleição da nova mesa diretora pro biênio 2019/2020”, explicou Marco Antônio.

O Presidente ainda destacou o maior desafio do futuro Presidente.

“O maior desafio que eu vejo para o futuro Presidente da Câmara, será a construção da sede própria. Já existe um recurso na conta da Prefeitura, no valor de entorno de R$ 230.000,00. Só esperando o início das obras”.

Segundo presidente, o processo deve ser finalizado em até uma hora e é aberto à sociedade.

“A população é convidada a participar. Esperamos uma eleição tranquila com a certeza de que quem irá conduzir o Legislativo nesses próximos dois anos fará uma gestão eficiente e transparente como todos nós vereadores temos atuado nesses dois anos que se encerram”.

Ainda de acordo com Regimento da Casa, a eleição é feita por maioria simples de voto, ou seja, aquele que conquistar mais votos será eleito. O Regimento estabelece como data da posse o dia 1º de janeiro de 2019.

A Câmara Municipal de Mojuí dos Campos é formada por 09 vereadores que não oferecem oposição a atual gestão municipal.

Nas composições já se dar como certa uma chapa encabeçada por Teté (PSDB) com Jamilson (PODEMOS), Everaldo Camilo (MDB) e Izailton de Sousa (PSDB) e a outra encabeçada por Arnaldo Galvão (PSC) com a força de Marco Antônio (PSDB), Suely Araújo (DEM) e Jesanias Pessoa (PSC). Ficando o vereador Beto Farinha (PSDB) para decidir o placar.

A atual Mesa Diretora é formada por Marco Antônio (PSDB) – Presidente; Suely Araújo (DEM) – Vice-Presidente; Jesanias Pessoa (PSC) – Primeiro Secretário e Beto Farinha (PSDB) – Segundo Secretário.

Com reportagem de Elivaldo Silva e Edição de Eduardo Enrique

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
http://www.mojuinaintegra.com.br