MOJUÍ DOS CAMPOS RELIGIÃO

Padre Cleonildo: Evangelização a partir da família para a construção de uma sociedade mais humana.

Padre Cleonildo Paulo recebendo o Título Emérito de Cidadão Mojuiense das mãos do vereador Everaldo Camilo. Foto Jurandir Anselmo.

O Padre Antônio Cleonildo Oliveira Paulo, 35 anos,  foi homenageado com o Título de Cidadão Emérito de Mojuí dos Campos no Oeste do Pará. A honraria é concedida ao final de cada ano pela Câmara Municipal, sendo que este ano a solenidade ocorreu no dia 12 deste mês.

Padre Cleonildo nasceu na Comunidade Boa Fé dos Alexandre/PA 431, filho do casal de retirantes nordestinos Francisco Paulo Neto e Raimunda Nilde Oliveira Paulo. Concluiu seu ensino fundamental na Escola Municipal João XXIII NA Comunidade Cipoal, antes porém estudou parte do ensino fundamental na Escola Municipal Pedro Teixeira, na própria comunidade e o Ensino Médio na Escola São José na Comunidade São José.

Padre Cleonildo Paulo ingressou no Seminário São Pio X no ano de 2004, onde dois anos mais tarde iniciou o curso de Teologia. Em 2008 iniciou o curso de Ciências da Religião no Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES. Em 2011 iniciou o curso de bacharel em Teologia no Instituto Regional para Formação Presbiteral – IPAR, em Belém.

Em 2014, Cleonildo, foi ordenado Diácono em uma solenidade realizada na Praça da Matriz em Santarém. Em 2015, foi ordenado Padre na Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua de Mojuí dos Campos, onde ficou auxiliando os trabalhos da Paróquia.

Em 2017, com a criação da Área Pastoral São Paulo, área desmembrada da Paróquia Santo Antônio, Padre Cleonildo foi encarregado a assumir a nova área que tem como sede a comunidade Jacamim na PA 370.

Em sua estada na Paróquia Santo Antônio de Mojuí dos Campos, acompanhou comunidades de sua querida Boa Fé a Bananeiras, passando por Xavier, Santa Maria do Aru e tantas outras fortalecendo a espiritualidade e despertando envolvimento social nas famílias.

De sua experiência na Capital do Estado, Padre Cleonildo destaca sua atuação nas Paróquias Sagrado Coração de Jesus e São Domingos de Gusmão, onde onde aprimorou suas práticas de sociais junto a famílias mais afastadas, resgatando muitas vítimas do submundo das drogas para a sociedade. Com a juventude pode trabalhar na formação integral (físico, psicológico e espiritual).

Já na Área Pastoral São Paulo Apóstolo, onde está atualmente, Padre Cleonildo vem desenvolvendo juntamente com as comunidades um trabalho evanagelizador, a partir de ações missionárias e de projetos que valorizam a vida humana e comunitária. O objetivo é fortalecer o papel da família como laços ente comunidade e igreja em defesa daqueles que mais precisam da presença da igreja. Esse trabalho tem inserido crianças, adolescentes e jovens na vida comunitária.

“Acolhendo-os, motivamos-os para uma vida longe das drogas, da violencia, da criminalidade e da prostituição”, escreveu o Padre no fim de sua biografia.

Fonte: Câmara Municipal de Mojuí dos Campos

Edição: Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
http://www.mojuinaintegra.com.br