Política Segurança

Pela primeira vez município recebe dados estatísticos de acidente no transito.

Os dados são da Gerencia de Estatísticas do DETRAN, que ainda apresentou a frota do município

De forma comemorativa Antônio Aguiar, Secretário do Departamento Municipal de Transporte Rodoviário e Transito (DEMUTRAN) de Mojuí dos Campos recebeu nossa reportagem para uma entrevista sobre os dados estáticos recebidos no órgão e que mostram o retrato do transito no município no ano de 2016.

Para Antônio os dados servem para alertar as autoridades para a tomada de medidas que venham conter o por ele considerado alto índice de acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Pelos dados, Mojuí dos Campos que tem uma população de aproximadamente 15.646 habitantes registrou no ano passado, 29 acidentes, que deixou 24 feridos e 08 mortos. Desse total de acidentes 13 foram provocados por colisão de veículos e 09 por queda de motocicleta. A maioria dos acidentes ocorreram aos finais de semana sendo que domingo liderou com 08 acidentes, sábado com 07 acidentes.

As motocicletas lideraram a lista de veículos que se envolveram em acidentes com 28 registros, bem à frente de automóveis que ficaram em segundo na lista com 09 envolvimentos. Os motociclistas lideram a lista no critério condições das vítimas sendo que ficaram 17 feridos e 06 faleceram.

Sobre as causas dos acidentes, 06 ocorreram por perda de controle do veículo, 05 por falta de atenção e 04 não tiveram causas informadas. O que chamou atenção foi embriagues ao volante que só causou um acidente durante o ano todo de acordo com a fonte.

Outra informação repassada foi com relação a frota registrada no município que chegou a marca de 1219 veículos. Liderados por motocicletas 619, automóvel 277, caminhonete 125. Com placa do município ainda tem, 74 motonetas, 57 caminhões, 39 ônibus, 20 camioneta, 03 utilitários, 02 ciclomotores, 01 caminhão reboque, 01 micro ônibus, e 01 reboque.

Dos 1219 veículos com placa de Mojuí dos Campos, 238 estão inadimplentes, perfazendo 19,52% da frota.

Esses dados chamaram a atenção do secretário, que disse acreditar que a frota do município já ultrapassa 4 mil veículos. De acordo com ele o município está deixando de arrecadar para investir na melhoria das ruas.

 

Eduardo Enrique

Repórter, Comunicador Popular e Jornalista Cidadão

http://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.