POLÍTICA

Público da IX Festa da Integração Nordestina supera expectativas da coordenação

Foto: Raimundo Elisson. Animação total na última noite de Show.

Sábado 08 de julho de 2017 e a noite chegou com a Lua brilhante espantando toda possibilidade de chuva na “Terra dos Retirantes” como previa o clima tempo para aquela data. Noite bonita que marcou o encerramento da IX Festa da Integração Nordestina.

Os visitantes começavam a chegar e junto com população da cidade “Caçula da Amazônia” lotaram o gramado e adjacências do campo Nogueirão.

Expectativa para o show da atração nacional que fez o encerramento do evento organizado pela Prefeitura do município, mas quem chamou a atenção foi a dupla Junior e Jackson na gravação de seu DVD durante aquela noite contagiando a galera com sua forma extrovertida de cantar.

E por fim depois de uma demora, (só para deixar a plateia mais animada) a banda Fulô de Mandacaru, entrou em cena, com um repertório impecável que envolveu todos os presentes, deixando na sua despedida o gosto de “quero mais”.

De acordo com informações do Comando da Polícia Militar no Município, 68 mil pessoas passaram pelo local nas três noites de evento, sendo 13 mil na primeira noite, 20 mil na segunda noite e 35 mil na terceira noite. Esses dados superaram a expectativa da Prefeitura que previa 60 mil pessoas de acordo com publicação do G1-Santarém e Região. Até a publicação desta matéria não conseguimos contato com a coordenação para se manifestar sobre os números.

A Festa da Integração Nordestina além, de buscar valorizar a cultura da população (cearense) que deu origem a cidade de Mojuí dos Campos, é um espaço de dar oportunidade às comunidades para exporem suas produções. O evento também proporciona indiretamente à geração de renda as famílias que aproveitam esses dias para cobrar nos estacionamentos, para vender iguarias, para trabalhar de moto táxis e passar a noite com o comércio aberto como fazem os comerciantes das adjacências do local. Até a empresa de intermunicipal fatura, colocando mais ônibus a serviço da população

Durante a edição desse ano, o município foi contemplado pelo Governo Federal com uma caçamba e dois caminhões papa lixos, que devem trazer economia ao município, que atualmente opera o serviço de limpeza pública através de caminhões fretados. Ruas da cidade foram sinalizadas com placas de endereçamento e pinturas de faixas.

Algumas baixas da Festa

O show de humor do artista nacional não foi muito bem vindo para muitos cidadãos que prestigiaram e que fizeram reclamações à reportagem. Um dos comentários de repúdio partiu do religioso de origem nordestina, Davi Lima, durante seu programa na Rádio Rural de Santarém, sábado, 08. De acordo com Davi Lima, Mojuí dos Campos, é uma terra de muitos cearenses, nordestinos, de fé e de família, de pessoas religiosas, seja católicas ou evangélicas, que prestigiam esse momento de valorizar a cultura nordestina e que com certeza ficaram estarrecidos de ouvir tanta baixaria humorística. Para ele o humorista foi apelativo em sua apresentação. Segundo o religioso, que como todo nordestino, esteve naquela noite no evento para provar a buchada de bode, a coordenação do evento deve ser mais criteriosa e cautelosa ao escolher a atração de humor, pois humor apelativo, imoral, não faz parte da cultura das pessoas de bem e de fé oriundas do nordeste. Durante seu programa, Davi recebeu muitas ligações de Mojuienses, que se juntaram a sua indignação. Ele fez um apelo que sua mensagem chegasse à autoridade maior do município para repense  no próximo ano quando fosse trazer uma atração para o evento, que tem renome no Brasil inteiro.

Outra falha, foi a sinalização da Rua Osvaldo Cruz no bairros Cidade Alta 1 que precisa ser revista, pois já foi questionada por moradores da área. No cruzamento da Rua Antônio Wafredo com Osvaldo Cruz: lê-se na placa: Bairro Centro, naquele perímetro já é Cidade Alta.

Faltou no museu alguma referência sobre a rádio Mojuí FM que já faz parte da história do novo município

Em alta: O Demutram, que operou durante todas as noites com um veículo caracterizado e com giroflex.

Os vereadores que participaram do evento e junto com seus deputados trouxeram melhorias para o município.

A Empresa Pepa, que presta o serviço intermunicipal Mojuí dos Campos, que atendeu com sua frota, aos visitantes que buscavam o local do evento.

As escolas que foram atuantes durantes as apresentações

As forças de segurança que atuaram inibindo qualquer ato de violência e garantindo o brilhantismo do evento.

A comunidade Garrafão que aproveitou o evento para fazer uma ação de solidariedade. As vendas da barraca foram em prol das vitimas do atropelamento na PA 431: Diogo está no Regional e Jessica no Hospital Municipal de Santarém.

Parabéns a todos os envolvidos na coordenação. Foi muito cansativo, mas valeu a pena. Parabéns as comunidades que se dispuseram em ocupar as barracas e abrilhantar ainda mais a festa com suas iguarias e produções.

Sobre esses questionamentos em breve estaremos entrando em contato com Gestão Municipal e Coordenação do evento para que se manifeste de forma esclarecedora.

Reportagem: Eduardo Enrique – Portal Mojuí na Íntegra – www.mojuinaintegra.com.br – pela primeira vez escrevendo a história da Festa da Integração Nordestina. Portal no ar desde abril de 2017 e com notícias puramente mojuienses.

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
http://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.