EDUCAÇÃO MOJUÍ DOS CAMPOS POLÍTICA

SEMED reinaugura escola que passou por reforma

Escola Dr. Ismael Araújo reinaugurada após passar por reforma. Foto: Arnaldo Santos.

A Secretaria Municipal de Educação – SEMED de Mojuí dos Campos, realizou na tarde de quinta-feira (27) da semana passada, a reinauguração da Escola Municipal Dr. Ismael Araújo na comunidade Moju do Belarmino, zona rural do município.

O ato solene foi possível, após a conclusão dos trabalhos de reforma da escola que atende cerca de 160 alunos da educação infantil ao fundamental maior.

Com presença do primeiro escalão da SEMED, SEMSA, SEMMA e também dos vereadores Suely Araújo e Izailton de Souza, os comunitários e professores puderam acompanhar o momento festivo.

Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Educação Juvenal Arruda comandou o ato de reinauguração. Foto: Arnaldo Santos.

Para o Secretário de Educação e Vice-Prefeito, Juvenal Arruda, a comunidade recebeu um presente de fim ano para que nosso próximo os alunos possam desfrutar de um espaço agradável. “Estamos entregando esse presente de ano, pois essa escola estava colocando em risco a vida dos alunos, foi difícil fazer a reforma, pois teve que acontecer no período letivo, mas conseguimos conciliar e concluir e hoje estamos entregando a obra”, comemorou o secretário.

A coordenadora de Ensino da SEMED, Rosimar Sousa, comentou a entrega da obra, para a coordenadora a estética das escolas é um referencial para uma educação de qualidade. Segundo ela, não só os alunos ganham, mas também a comunidade e própria secretaria. “É uma conquista que a comunidade recebe e nós nos sentimos orgulhosos, por que eu sempre digo que a estética de uma escola é um referencial para uma educação de qualidade, por isso eu sempre incentivo os alunos a cuidarem bem de uma escola por que ela é um patrimonio público…uma escola bem cuidada dar prazer para a gente entrar nela, dar prazer para o aluno estudar e dar prazer para o professor estudar”, ressaltou Rosimar.

Profª Rosimar Sousa, Coordenadora de Ensino da Semed. Foto: Arnaldo Santos.

O presidente da Associação de Moradores da Comunidade, João Guilherme, mostrou sua felicidade em poder estar junto com todos comemorando esse momento. João Guilherme, é pai de aluno e destacou a luta e a união dos pais para que a Prefeitura pudesse atender a reforma. De acordo com o líder comunitário, a escola já não oferecia condições para manter os alunos em suas dependencias. “As paredes apresentavam rachaduras, as colunas estavam cortadas, e isso fez com que nos uníssemos e fomos até o prefeito, o secretário e fomos atendidos, graças a Deus e hoje estamos aí recebendo”, contou João.

João Guilherme, Presidente da Associação de Moradores. Foto: Eduardo Enrique.

A luta pela reforma já vem de anos, a atual diretora, professora Edna Nunes, destacou que a reforma vem em um bom momento, pois a escola já estava perdendo alunos. “Com essa reforma, fomos agraciados com o retorno dos alunos que já estavam nos deixando”, comemorou a diretora.

Profª Edna Nunes, diretora da Escola Dr. Ismael Araújo.

De acordo com a diretora, a reforma ainda não é suficiente para a demanda da escola, mas de certa vem amenizar alguns problemas que vinha enfrentando. As salas não são suificientes para acomodar as turmas.

Além da reforma do telhado e outras estruturas, a escola ganhou um  muro e banheiro novos. A reforma teve um custo de 127.333,33 (Cento e Vinte e Sete Mil, Trezentos e Trinta e Três Mil Reais e Trinta e Três Centavos) aos cofres públicos.

A Escola

A Escola Municipal Dr. Ismael Araújo, foi fundada em 1961 e está localizada na Comunidade Moju do Belarmino, PA 443 (Santarém/Jabuti) em Mojuí dos Campos, Oeste do Pará.

No inicio, oferecia o ensino primário (1ª a 4 séries) por meio das professoras Diva Bezerra e Odete Lira.

O primeiro prédio foi construído em 1979, sendo que em 2003 foi construído novo pavilhão para atender a demanda escolar.Neste ano (2018) passou por uma reforma total do prédio e um muro foi erguido na parte da frente.

Atualmente, a escola tem dois pavilhões, com 05 salas de aulas, 01 sala de professores, banheiros, 01 cozinha e área.

A Escola Dr. Ismael Araújo, atende a comunidade escolar com quadro composto de 01 diretora, 01 coordenador pedagógico, 09 professores, 01 secretário, 01 auxiliar administrativo, 03 serventes e 01 funcionário de serviços gerais.

Desde 2013 a escola tem gestão própria, antes, na época de Santarém era anexa da Escola Tereza Neuma do Tabocal. Na direção está a Professora Edina Nunes de Sousa, na Secretaria Leandro Lima de Paula e na Coordenação Pedagógica Donizete Silva e Silva.

Por Eduardo Enrique/ Portal Mojuí na Íntegra

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
http://www.mojuinaintegra.com.br