POLÍTICA

Vereador apresenta reclamações de usuários sobre empresa de ônibus que opera a linha Mojuí dos Campos a Santarém pela PA 370

Cresce o descontentamento de usuários do transporte intermunicipal que liga Mojuí dos Campos a Santarém pelas PAs 431 e 370. De acordo com informações colhidas junto a usuários, apontam que muitos já passaram por situações constrangedoras, como ter que descer por não concordar em pagar o valor cobrado por sua passagem e volumes ou ainda por não ter seu passe livre aceito pela empresa.

A empresa que opera no trecho tem deixado usuários beneficiários de Passe Livre e tem feito cobranças de volumes em desacordo ao que estavam acostumados.

Vereador Teté apresenta reclamações de usuários sobre prestação de serviço de empresa de ônibus que faz linha pela Santarém Curuá Una. Foto: Arnaldo Santos.

Para que se entenda: o trecho é operado pela empresa Adriel Transportes com sede em Mojuí dos Campos, com permissão da ARCON, órgão regulamentador do transporte intermunicipal. Informações colhidas pela reportagem indicam que o proprietário da empresa permissionária, passou o serviço para ser explorado por outra empresa.

As reclamações já ganharam destaques na Câmara de Vereadores pelo vereador Teté. De acordo com o parlamentar, usuários da comunidade Garrafão lhe procuraram para relatar que não estão aguentando mais, pois tem que pagar até bagagem de mão. Os usuários relataram, segundo o vereador, que pagam o frete de uma caixinha cerveja. Os feirantes pagam o frete de seus volumes na ida e pagam o frete dos vasilhames e sacos na volta e isso encarece a passagem e dificulta a vida do trabalhador. Um usuário relatou que chegou a pagar trinta reais por uma bicicleta, disse o vereador.

Diante das reclamações o vereador garantiu que vai sugerir aos pares que seja realizada uma audiência pública. “Precisamos saber o que estar acontecendo, se a empresa é de uma pessoa por que outra está operando? Temos que saber se isso é do conhecimento da ARCON”, reclamou o vereador.

“Os usuários devem ser ouvidos, pois no bairro Cidade Alta o ônibus deixou de cumprir o itinerário para servir um usuário que tem o passe livre”, denunciou Teté.

Não conseguimos contato com a empresa Adriel Transportes até o fechamento da matéria para se manifestar sobe as reclamações.

Sobre a audiência publica sugerida pelo vereador não recebemos informações da Mesa Diretora da Câmara e nem do vereador sobre a realização. O pronunciamento do vereador foi realizado no dia 22 do mês passado na sessão daquele Poder.

 

colaboração: Arnaldo Santos

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
http://www.mojuinaintegra.com.br