POLÍTICA

Vereadores participam de capacitação do Programa Interlegis

Desde a última segunda-feira (28) 6 vereadores de Mojuí dos Campos participam da Capacitação pelo Programa Interlegis para Reforma do Regimento Interno e da Lei Orgânica Municipal.

A capacitação é realizada em Itaituba, Câmara de Vereadores, de onde partiu a iniciativa, depois que foram observados diversos itens defasados, tanto no Regimento Interno quanto da Lei Orgânica do Município.

Além dos parlamentares de Mojuí dos Campos e Itaituba, participam legisladores municipais de Santarém, Belterra, Placas, Uruará, Aveiro, Rurópolis, Trairão, Novo Progresso.

Por conta da participação dos seis parlamentares mojuienses na capacitação, não haverá sessão na Câmara Municipal nesta quarta-feira (30), como informou o presidente da Casa, Vereador Marco Antônio.

Vereador Marco Antonio -PSDB, Presidente da Câmara Municipal de Mojuí dos Campos

“ A gente está em um encontro em Itaituba, com isso não vai ter quórum para os trabalhos da quarta-feira, mas os vereadores que não estão participando do encontro vão estar na Câmara”, garantiu Marco Antônio.

O presidente explicou que os cinco vereadores que devem comparecer a sessão vão abrir os trabalhos e imediatamente fechá-los considerando a falta de quórum.

O quórum é 2/3 dos parlamentares, ou seja 6 vereadores presentes.

Os seis vereadores de Mojuí dos Campos que participam da capacitação são: Teté, Izailton de Souza, Beto Farinha e Marco Antonio (PSDB) e Arnaldo Galvão e Gesanias Pessoa (PSC).

O QUE É INTERLEGIS?

O Interlegis é um programa financiado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento, o BID, e gerenciado pelo Senado Nacional. O propósito do programa é promover a integração entre os poderes legislativos nacionais, tanto federal quanto estaduais e municipais, oportunizando a evolução tecnológica através de treinamentos.

A capacitação, é voltada para vereadores e técnicos legislativos de Câmaras Municipais, tem como instrutores, Francisco Etelvino Blondo, da Coordenação de Planejamento e Relações Institucionais do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB)/Interlegis, do Senado Federal; e Paulo Henrique Soares, Consultor Legislativo do Senado Federal.

Com entrevistas de Elivaldo Silva, edição de Eduardo Enrique e informações do site da Câmara Municipal de Itaituba (http://www.itaituba.pa.leg.br/institucional/noticias/camara-sediara-oficina-do-interlegis)

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
http://www.mojuinaintegra.com.br