NACIONAL POLÍTICA

2019 terá nove feriados nacionais e sete pontos facultativos, segundo governo

2019 terá nove feriados nacionais e sete pontos facultativos. É o que determina a portaria publicada pelo Ministério do Planejamento.

Segundo o órgão, os dias definem a dinâmica do serviço público federal, sem comprometer as atividades essenciais à população.

A portaria estabelece que os dias de guarda dos credos e religiões podem ser compensados pelo trabalhador, desde que combinado com o responsável pelo setor.

Os feriados nacionais do próximo ano serão: 1º de janeiro , confraternização universal; 19 de abril, Paixão de Cristo; 21 de abril, Tiradentes; 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho; 7 de setembro, Independência do Brasil;12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida; 2 de novembro, Finados; 15 de novembro, Proclamação da República e 25 de dezembro, Natal.

Os pontos facultativos serão: 4,5 e 6 de março, que englobam Carnaval e quarta-feira de Cinzas, sendo a quarta facultativa até as 14h horas da tarde; Corpus Christi, dia 20 de junho; Dia do Servidor Público, em 28 de outubro; e véspera de Natal e de Ano Novo, 24 e 31 de dezembro, ambos com ponto facultativo até as 14h.

A portaria não determina os feriados estaduais, distritais e municipais. Isso fica a cargo do poder Executivo de cada localidade.

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br