Medida foi tomada para evitar a circulação de pessoas entre Belterra e Santarém e com isso evitar a contaminação. O prefeito é um dos dois que testaram positivo para a Covid 19.

A Prefeitura de Belterra no Oeste do Pará tomou uma medida mais enérgica em relação ao enfrentamento ao novo coronavírus no município. Por meio de um decreto (Decreto 55/2020), o prefeito Jociclélio Macedo, determinou a proibição do transporte coletivo de passageiros nos trechos intermunicipais, com destino ao município de Santarém, e também a entrada em Belterra de coletivos oriundos de Santarém pelo prazo de 15 dias.
Em entrevista ao G1 Santarém, o prefeito justificou que a decisão foi tomada durante reunião do comitê de crise que ocorreu nesta quarta-feira (06). Jociclélio reforçou que é preciso adotar medidas restritivas, mais severas, porque a situação em Santarém está se complicando, já tem mais de 150 casos confirmados, e é claro que o número é bem maior que isso, porque só estão sendo testados os casos mais graves. Para o prefeitos, 80% que não precisam de internação não fazem o teste e apresentam o perigo de contaminação.
Para o prefeito Macedo, a proibição do transporte coletivo é uma medida restritiva para evitar que o novo coronavírus avance no município que tem apenas dois casos confirmados de Covid-19. O prefeito é um dos confirmados.
Em abril, o prefeito já havia restringido, também por decreto, a circulação de pessoas. Primeiro, proibindo idosos de andar nos ônibus de linhas intermunicipais. Depois, proibiu o trânsito de estudantes utilizando meia-passagem, uma vez que não estava havendo aulas nas escolas e faculdades. Estudantes que apresentassem declaração de que havia necessidade de transitar, poderiam usar a sua carteira de meia-passagem. E por último a Prefeitura decretou que todos os ônibus que saíssem de comunidades rurais do município tivessem como destino final o centro de Belterra, ficando proibido o seu trânsito para Santarém. Mas nem empresários e nem os usuários estavam cumprindo a determinação.
Como o comitê de crise avaliou que essas medidas não surtiram efeitos, sugeriu endurecer ainda mais as restrições no enfrentamento ao novo coronavírus.
Jociclélio Macedo, testado positivo para o COVID 19, não está dando expediente na prefeitura e nem atuando como médico em razão da quarentena, porém garantiu que está chegando ao fim do período da quarentena e em plena recuperação da infecção causada pela doença.
Com informações do G1 Santarém – Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra