A Câmara de vereadores de Mojuí dos Campos aprovou na sessão da última segunda-feira (16), dois projetos de decretos legislativo encaminhados pelo vereador Everaldo Camilo (PMDB).
Os projetos concedem o Título de Cidadão Honorário a Helenilson Cunha Pontes e o Título de Cidadão Emérito a Francisco Cirineu Silva da Mota.
Na justificativa sobre o Título de Cidadão Honorário a Helenilson Cunha Pontes, Helenilson Pontes, Everaldo atribuiu ao advogado e político, quando governador em exercício a pavimentação de trecho da PA 431, entre a cidade de Mojuí dos Campos e a PA 370, (Santarém/Curuá Una); 03 km de asfalto pelo Programa Asfalto na Cidade; Cheques moradias para 22 famílias; Agencia Banpará; Apoio a Festa da Integração Nordestina; Recuperação da ponte sobre Rio Mojuí; Quadra da escola; Entrega de viaturas e Liberação do ICMS em regime de urgência. Helenilson Pontes é advogado e político filiado ao PSD, foi vice-governador do Estado no período de 2011 a 2014. É natural de Santarém.
Já para a concessão do Título de Cidadão Emérito a Francisco Cirineu Silva Mota, o Cirineu da Boa Fé, Everaldo destacou os relevantes trabalhos sociais e comunitários prestados por Cirineu em sua comunidade e ao município de Mojuí dos Campos onde atualmente é o Responsável pelo Núcleo Financeiro da SEMED. Cirineu está na reserva do 8º BEC com a patente de Sargento e também é político filiado ao PSDB, pelo qual já disputou duas eleições para a Câmara de Vereadores, não obtendo êxito, ficando nesta última como suplente.
Cirineu é natural de Santarém.
Os Títulos de Cidadão Honorário e de Cidadão Emérito são concedidos pela Câmara de Vereadores todo fim de ano, através de decretos legislativos apresentados pelos parlamentares.
Cidadão Honorário é aquele nascido em outro município e que prestou relevantes serviços a Mojuí dos Campos.
Cidadão Emérito é aquele nascido em Mojuí dos Campos e que prestou ou presta serviços relevantes tanto neste como em outro município.