AS BELEZAS DE NOSSA TERRA EVENTOS MOJUÍ DOS CAMPOS

Cavalgada marca abertura da X Festa da Integração Nordestina

Instantes iniciais da cavalgada. Foto: Léo da Carroceria.

Uma cavalgada, que passou pelas principais ruas da cidade, marcou o início da X Festa da Integração Nordestina em Mojuí dos Campos no Oeste do Pará. A cavalgada saiu de uma fazenda próxima a cidade com uma comitiva montada em mais de 150 cavalos, homenageando os primeiros imigrantes que aqui chegaram.

Na cavalgada, cavaleiros e amazonas da comitiva de frente, carregaram os pavilhões dos estados brasileiros.

Na chegada no grande palco, os participantes foram homenageados e concorreram a prêmios.

Bandeiras dos estados brasileiros são destaques na cavalgada. Foto: Léo da Carroceria

“É um momento único e de emoção, que resgata e revive nossa tradição, nossa cultura cearense”, comentou um ancião com o editor do Portal.

“Os cavalos, por muitos anos, foram nossos meios de transportes, foram muito utilizados pelos primeiros moradores de Mojuí dos Campos, seja para um passeio, para encher uma água, levar a produção ou um enfermo a cidade ou ainda para a diversão”, lembrou o ancião.

Mojuí dos Campos é um município com vocação para a pecuária extensiva e com isso o uso de cavalos para domínio do rebanho é muito presente, destacando muitos cavaleiros e amazonas.

Na sequência da programação da primeira noite, a X Festa da Integração Nordestina teve sua abertura oficial dada pelo Prefeito Jailson Alves em meio as diversas autoridades políticas de Santarém e Mojuí dos Campos.

A programação continuou encantando o público presente com show gospel e apresentação de danças culturais e fechando a primeira noite com chave de ouro o público pode dançar e se divertir com o show de Trio Para Amar e de Banda Amazon Beach.

Três atrações a parte chamaram a atenção dos visitantes e do próprio morador de Mojuí dos Campos na primeira noite de Festa. Primeiro, o Museu  Nordestino, um espaço montado no período da Festa para rememorar a história do lugar que trouxe um boneco gigante de Padre Cícero, religioso, símbolo da fé nordestina. Segundo, a grande fogueira armada no centro do campo que deixou perfeita a decoração. E em terceiro, as personagens famosas do nordeste, Lampião e Maria Bonita, bem na entrada da Praça de Alimentação.

Na entrada do Museu Nordestino, grande boneco de Padre Cícero. Reprodução: Página Cras Mojuí

A Festa é um momento também das comunidades exporem seus produtos e isso você vai encontrar nas estandes armadas na lateral do campo. Uma das mais visitadas, a barraca da Terra de Areia, traz o seu tradicional licor de abacaxi e o cacaxi, bebida de abacaxi com gelo. A Comunidade Terra de Areia é famosa pela grande produção da fruta abacaxi.

Stands: barracas das comunidades com exposição de seus produtos. Foto: Eduardo Enrique

Para esta segunda noite, a X Festa da Integração Nordestina, traz Banda Redenção, Teatro, Quadrilha  Big-Bem, Show de Humor com Alex Nogueira e o show do cantor Léo Nascimento

No facebook, na página deste Portal, Mojuí na Íntegra segue a hashtag #VEMPRAMOJUIDOSCAMPOS

Grande fogueira no meio do gramado. Foto: Página Cras Mojuí

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.