Os moradores do entorno do Lago da Barragem de Curuá Una em Mojuí dos Campos no Oeste do Pará, tem se manifestado nos últimos meses cobrando explicações sobre o problema de rápida seca dos rios ao longo dos últimos anos e a demora na chegada da eletrificação Rural nessas comunidades atingidas pela Barragem
Os clamores da população chegaram as autoridades do município e as conversas foram iniciadas entre moradores e empresa responsável pela Hidroelétrica, com o objetivo de compreender o que vem contribuindo para uma rápida vazão dos Rios Moju e Curuá Una e também sobre o que trava a eletrificação que já deveria ter beneficiado essas comunidades.
Os moradores argumentam que fatores extras climáticos são responsáveis pela seca do Lago, para eles está havendo a abertura das comportas da Hidrelétrica.
No último domingo, 24 houve uma reunião na comunidade Castanheira as margens do Lago e de acordo com o que repassou o prefeito de Mojuí dos Campos, Jailson Alves, diante da ausência da Prefeitura de Santarém e da Eletronorte, nova reunião foi marcada para ocorrer nas dependências da Eletronorte no dia 02 do próximo mês, a partir das 14 horas e 30 minutos.
Enquanto não conseguimos reunir com a Eletronorte, nossos rios estão secando, nossas plantações e criações morrendo, nossa água ficando inapropriada para consumo e nossas comunidades desassistidas e apesar de sermos atingidos pela barragem, estamos sem energia”, denunciou uma moradora.