POLÍTICA

Comunidades continuam a espera de esclarecimentos sobre a seca dos Rios Moju e Curuá Una.

Os moradores do entorno do Lago da Barragem de Curuá Una em Mojuí dos Campos no Oeste do Pará, tem se manifestado nos últimos meses cobrando explicações sobre o problema de rápida seca dos rios ao longo dos últimos anos e a demora na chegada da eletrificação Rural nessas comunidades atingidas pela Barragem

Os clamores da população chegaram as autoridades do município e as conversas foram iniciadas entre moradores e empresa responsável pela Hidroelétrica, com o objetivo de compreender o que vem contribuindo para uma rápida vazão dos Rios Moju e Curuá Una e também sobre o que trava a eletrificação que já deveria ter beneficiado essas comunidades.

Os moradores argumentam que fatores extras climáticos são responsáveis pela seca do Lago, para eles está havendo a abertura das comportas da Hidrelétrica.

No último domingo, 24 houve uma reunião na comunidade Castanheira as margens do Lago e de acordo com o que repassou o prefeito de Mojuí dos Campos, Jailson Alves, diante da ausência da Prefeitura de Santarém e da Eletronorte, nova reunião foi marcada para ocorrer nas dependências da Eletronorte no dia 02 do próximo mês, a partir das 14 horas e 30 minutos.

Enquanto não conseguimos reunir com a Eletronorte, nossos rios estão secando, nossas plantações e criações morrendo, nossa água ficando inapropriada para consumo e nossas comunidades desassistidas e apesar de sermos atingidos pela barragem, estamos sem energia”, denunciou uma moradora.

 

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.