POLÍTICA

Comunidades se preparam para o Décimo Quinto Festival do Abacaxi: “O Pai dos festivais”

As comunidades Terra de Areia, Água Fria e Baixa D’água, carinhosamente conhecidas como o “Polo do Abacaxi” na zona rural de Mojuí dos Campos, no Oeste do Pará se preparam para mais um Festival que destaca o cultivo do ananas comosus,  seu nome científico.

E esse festival, não é só mais um do município, mas sim o primeiro festival da região e que estimulou a realização de outros festivais em outras comunidades.

O Festival teve início no ano de 2002, quando a região ainda pertencia a Santarém e mesmo com grande distância do centro econômico da época foi possível realizar um evento de grande importância tornando as comunidades envolvidas referencias na produção do Abacaxi em toda a região Oeste do Pará.

Nos últimos anos os moradores tem conseguido com seus próprios esforços realizar um Festival que busca valorizar a cultura e o cultivo dessa fruta de sabor bastante ácido e em sua maioria adocicado.

Este ano a missão é maior. É o Décimo Quinto e o esforço para o seu brilhantismo é de todos, mas a responsabilidade maior pela condução do evento está nas mãos, na cabeça e no coração de José Ivo de Oliveira, o Zé Ivo que é o presidente da Associação de Produtores e Moradores das Comunidades Terra de Areia, Água Fria e Baixa D’água a AMTAB.

De acordo com Zé Ivo a festa vai ser nos dia 23 e 24 deste mês, mas os preparativos começaram no início do ano. “Desde janeiro que a gente já começou os preparativos, questão de encaminhar documentos, fazer projetos e agora nós estamos correndo contra o tempo, já está bem próximo, mas vamos realizar esse festival que é tradicional no município”, explicou o coordenador.

O investimento para a realização do 15º Festival do Abacaxi será de no mínimo R$21.000,00 (Vinte um mil reais). A Associação tem buscado apoio junto a iniciativa privada e ao Poder Público Municipal, como também na Emater, informou Zé Ivo.

Vão ser dois dias de festa, um final de semana com muitas atrações, muito licor e outros derivados do Abacaxi.

O local do Festival fica na comunidade Terra de Areia, há 22 km da sede da Cidade de Mojuí dos Campos.

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.