Porto e saídas terrestres foram fechados para a entrada de pessoas por 10 dias.

As autoridades de Curuá no Oeste do Pará têm tomado medidas preventivas de enfrentamento ao novo coronavírus. A pandemia tem feito vítimas pelo mundo todo, inclusive na região.
Nos últimos dias, a Prefeitura local acompanhando orientações da Organização Mundial de Saúde – OMS e decretos do Ministério da Saúde – MS e do Governo do Estado, decretou o fechamento dos portos e da principal rodovia para não permitindo a entrada de pessoas. O decreto teve duração de 10 dias, de 13 a 22 deste mês e nesse período, apenas cargas poderiam entrar na cidade. Curuá é um dos municípios mais isolados da região. Seu acesso se dar por meio de um rodovia estadual ou por meio de embarcações.
Em entrevista a um telejornal de emissora da TV Tapajós de Santarém, na última terça-feira (21), o Vice-Prefeito Xuxa do PT e a Secretária Municipal de Saúde, Marcilene Castro informaram que o município já montou um gabinete de crise e tem adotado medidas preventivas que valem até o próximo dia 30. O gabinete de crise é formado por todas as Secretarias do Governo Municipal, Gabinete do Vice Prefeito e Procuradoria Jurídica do município. As ações desse gabinete são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA. A entrevista foi por vídeo conferência.

Até o momento, o município segue sem casos sob suspeitas, em análise ou confirmados, porém o município está em situação de emergência.
As aulas no município estão suspensas até 30 de maio e a merenda escolar deve ser doada em forma de cestas básicas às famílias de alunos de baixa renda. A partir do dia novas medidas devem ser adotadas, se assim o gabinete de crise entender.
Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra