MUNICÍPIOS POLÍTICA TAPAJÓS

Curuá: Quatro comunidades começam a receber eletrificação rural no município

Os trabalhos vão começar pela comunidade de Ipixuna e faz parte do Programa Luz Para Todos e é uma luta antiga das comunidades e foram atendidas em 2018, após uma articulação do vice-prefeito Xuxa do PT que solicitou, ao Comitê Gestor do Luz Para Todos no Pará, a inclusão de comunidades ribeirinhas e de várzea nas etapas seguintes do programa.

Quatro comunidades do município de Curuá no Oeste do Pará foram contempladas no programa Luz Para Todos do Governo Federal. As comunidades contempladas são: Ipixuna; Poção; Barreirinha e Cajual.

O vice-prefeito Xuxa do PT, em contato com nossa produção, informou que uma equipe da distribuidora de energia, responsável pela eletrificação rural, já está no município para executar os trabalhos.

Na conversa, Xuxa lembrou sobre a luta daquelas comunidades para serem beneficiadas pelo programa do Governo Federal. O Vice-Prefeito disse que o momento marcante ocorreu em agosto de 2018 quando reuniu com o Comitê Gestor do Programa Luz Para Todos no estado do Pará, com articulação do, na época, Deputado Estadual Airton Faleiro – PT. Naquela oportunidade, Xuxa apresentou a demanda do município. O Comitê é que delibera sobre as regiões que devem ser beneficiadas.

A época, o vice-prefeito publicou em seu perfil em rede social, se mostrando esperançoso de ter seu município atendido.

Abaixo a publicação de Xuxa em 23 de agosto de 2018.

LUZ PARA TODOS NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS:

Ontem a convite do Dep. Estadual Airton Faleiro,  participei aqui em Belém da reunião com representantes da Celpa Álvaro Bresan e Mauro Chaves e da Eletronorte Luiz Galiza; Deputado Estadual Airton Faleiro e representantes dos Municípios da Calha Norte.

Discutimos a ampliação do Programa luz para Todos dentro do Sexto Contrato nos municípios dessa Região.

Apresentei demandas para Levar o Luz para Todos para nossa Região Ribeirinha e de Várzea.

Iniciaremos a referida eletrificação pela estrada que dar acesso a comunidade de Poção; Estrada que dar acesso a Comunidade de Pixuna e Comunidade de Barrerinha;  para posteriormente no segundo momento chegarmos as Comunidades de   Castanhal Grande e demais.  
Estamos trabalhando para realizar esse tão sonhado momento da chegada da energia 24 horas para essas regiões.

Ainda em 2018, o vice-prefeito voltou a reunir em Belém, desta vez com a direção geral da Celpa, à época responsável pelas serviços de eletrificação. Como mostra a postagem do vice-prefeito naquela época, a reunião era para definir o envio de equipe técnica as comunidades beneficiadas para fazer levantamento, atividade que deveria ficar pronta em 60 dias. A expectativa, de Xuxa do PT, à época era que até o ano passado o programa chegasse as comunidades.

E segundo Xuxa, que está em Belém, foi informado que o trabalho iniciaria nesta quarta-feira (19), pela Comunidade de Ipixuna e depois se estenderá para as próximas contempladas. O vice-prefeito ainda disse que a luta continua e que segue reivindicando o Luz para Todos para a comunidade Castanhal Grande e outras comunidades das regiões Ribeirinha e de Várzea.

“Estamos felizes por essa conquista dos moradores das comunidades. Nada é fácil e nem rápido, mas não desistimos e aos poucos estamos conseguindo. Demorou mais está sendo implementado o Luz Para Todos e beneficiando nossa população”, ressaltou Xuxa do PT.

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.