A declaração de Xuxa do PT saiu após publicações em redes sociais ligando seu nome à ameaças de denúncias da rádio local.
Um episódio publicado em redes sociais ganhou destaque na pequena cidade de Curuá no Oeste do Pará nesta quinta-feira (07). De acordo com o que foi publicado no perfil da comunicadora Valéria Florenzano, a sua desistência da programação da rádio comunitária estava ligada à ameaças de denúncias do funcionamento da emissora. Sem mencionar nomes ou órgãos da administração municipal , a comunicadora disse que ficaria muito triste em ver a rádio ser denunciada por um comentário seu. Valéria Florenzano, tinha um programa diário na emissora. Em sua rede social a comunicadora recebeu muitas palavras de solidariedades de ouvintes que a ouviam.

A repercussão maior da postagem da comunicadora se deu por meio de dois blogs de Santarém: Blog do Nelson Vinnenci e Blog do Edney Ferreira, que chegaram a mencionar que as ameaças àcomunicadora, partiram do governo de Curuá, que tem como prefeito e vice-prefeito, Zé da Marta e Xuxa do PT, respectivamente.

A partir das publicações a reportagem deste Portal entrou em contato com o vice-prefeito de Curuá para ouví-lo com relação às publicações. De acordo com Xuxa, em nenhum momento a comunicadora apontou quem a tinha ameaçado e que sua postagem, de forma generalizada, acabou recaindo sobre toda a administração municipal. Segundo o político ela deveria ser mais específica em suas colocações pois acaba atingindo a todos. Xuxa do PT, ressaltou sua militância no processo de organização da associação da rádio, no processo de legalização e na obtenção dos equipamentos. O vice-prefeito garantiu que é um dos sócios fundadores e que sua luta pela democratização da comunicação e liberdade é desde antes de ser vereador. “Não compactuo com atitudes que venham ameaçar a liberdade de expressão e de imprensa, sou um dos sócios fundadores da rádio. Tenho uma filha jornalista e não vou aceitar nenhuma conduta que venha calar a imprensa, que venha calar os formadores de opinião. Sabemos a importância da rádio em nosso município, lutei por isso, então pra mim, temos que zelar por nosso meio de comunicação”, esclareceu Xuxa. “Eu penso que a comunicadora deveria ser específica e os meios que replicaram a postagem também, pra não ficar dando essa conotação de outras pessoas envolvidas”, lamentou o vice-prefeito.
Em contato com um integrante da rádio comunitária, nosso Portal recebeu a informação de que o comentário da comunicadora, em seu programa, foi com relação às barreiras sanitárias no município. Segundo o informante, a população liga pra rádio e cobra mais rigidez das equipes de fiscalização, principalmente com relação aos vendedores que passam pelo município. “A comunicadora pediu mais eficácia nas barreiras, por que os ouvintes ficam ligando e reivindicando a fiscalização sobre os vendedores que chegam em Curuá, mas passam de cidade em cidade”, disse.
A informação obtida dá como certa de que a ameaça de denúncia da rádio, partiu da Secretária Municipal de Saúde, cujo nome não foi revelado. Nossa reportagem não conseguiu contato com a Secretária e nem com a comunicadora para comentarem os fatos.
Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra