EDUCAÇÃO MOJUÍ DOS CAMPOS

De filha para mãe, de professora para professora. Conheça a história de Professora Rosimar

Persistência, esforço e dedicação e superação transformaram uma mulher originária da roça em uma educadora de liderança.

Da Redação

A Professora Rosimar Sousa nasceu na Comunidade de Igarapé do Manoel no dia 02 de Novembro de 1962 e cursou até a 5ª série pois naquela época quem tinha a 5ª série ja era considerado “formado”. Em 1979 com apenas 17 anos começou sua carreira como professora trabalhando na Escola São Miguel na Comunidade Igarapé do Lama, mas precisou se ausentar de sua comunidade para acompanhar seu esposo Joaquim Lima que foi trabalhar em Porto Trombetas.

Passado alguns anos mudou-se para Santarém e em 1991 retornou para igarapé do Manoel e como em suas veias corria o sangue de professora voltou a trabalhar na Escola Santa Terezinha e no ano seguinte recebeu o convite da professora Rosinalda Barroso para trabalhar na escola Frei Rogério, onde aceitou e começou a trabalhar e logo em seguida passa a morar na Comunidade de Garrafão. Nesse período já começou a estudar novamente fazendo o Projeto Gavião, onde concluiu o 1º Grau (Ensino Fundamental II), e continuou trabalhando até o ano de 1998, quando foi realizado o 1º Concurso Público em Santarém. Rosimar não teve a chance de participar do certame, pois só tinha o 1º Grau e ficou sem trabalhar por alguns anos.

Professora Rosimar em família.

A falta de oportunidade não foi impecilho para ela, pois resolveu voltar a estudar e concluiu o magistério na última turma modular de Mojuí dos Campos. Nesse período de estudo passou por muitas dificuldades, a mesma ia de bicicleta para Mojuí dos Campos. Houve dias que mesmo com febre estava lá para estudar, pois não queria desistir de seus objetivos, e realmente com muito esforço e passando por todas as dificuldades concluiu o magistério e em seguida ingressou na faculdade de Pedagogia.

Em 2002 foi trabalhar na Escola São Francisco na Comunidade Poço Verde, trabalhou por mais ou menos 3 anos e em 2005 finalmente conseguiu voltar a trabalhar na Escola Frei Rogério, em sua Comunidade de Garrafão e durante esse período de idas e vindas começou a ficar conhecida por todos. Uma mulher que sempre correu atrás de seus objetivos, sempre foi uma pessoa humilde, dedicada no que faz, uma mulher de fibra, guerreira e batalhadora, sempre gostou de ajudar as pessoas.
concorreu a eleição da vice-presidência da sua comunidade e foi eleita, onde fez um bom trabalho.

Na escola no ano de 2005 ja formada em Pedagogia fez um ótimo trabalho com os alunos, sempre foi uma professora dedicada, desde banho dava em seus alunos quandos os mesmos chegavam “sujos”, mas mesmo com toda sua dedicação no ano seguinte não conseguiu ser lotada na escola, motivo: (perguição política), mas Deus, em sua infinita sabedoria e bondade, usou a querida e eterna professora Maria do Carmo Félix da Silva onde viu desempenho, responsabilidade e dedicação de professora Rosimar e a convidou para trabalhar na Escola Júlio Walfredo da Ponte, agora então como coordenadora pedagógica, onde trabalhou de (2006-2009). Nesse período foi tutora de duas turmas de pedagogia na modalidade EAD na ULBRA, tendo como pólo a Escola Júlio Walfredo da Ponte e foi ai que seu trabalho foi sendo cada vez mais reconhecido.

No ano de 2010 aconteceu a 1ª eleição para diretores e a professora Rosimar não perdeu a oportunidade e se candidatou ao cargo de diretora na Escola Frei Rogério de sua comunidade e foi eleita, então voltava para escola agora como diretora eleita pela comunidade escolar onde atuou por 3 anos (2010-2012).

No ano de 2012 acontece a primeira eleição para prefeito de Mojuí dos Campos e o vice-prefeito eleito, Juvenal Arruda, que havia sido aluno de uma das turmas de Pedagogia onde a Professora Rosimar havia sido tutora, assumiu a Secretaria de Educação (SEMED) e como viu na Professora Rosimar uma excelente profissinal à convidou para fazer parte de sua equipe sendo coordenadora pedagógica de ensino do município. Professora Rosimar aceitou o convite e assumiu a coordenação, trabalhou durante os anos de 2013 até 2020, onde realizou um belíssimo trabalho valorizando sempre a educação.

Professora Rosimar é primeira suplente de vereador do PSDB, com 334 votos que recebeu nas eleições municipais de 2020.

Professora Rosimar

*Texto de Jocileide Sousa, com edição de Eduardo Enrique

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.