As sessões ocorreram no fim da tarde e teve grande público prestigiando. O prefeito não apresentou secretariado.
Por Eduardo Enrique
Os 09 vereadores da Câmara Municipal de Curuá, no oeste do Pará, tomaram posse de seus cargos no fim da tarde de sexta-feira (1° de janeiro) em sessão solene no plenário Francisca Pereira de Almeida. A sessão foi conduzida pelo vereador Anilton Pereira – MDB, o mais votado para a legislatura. Compuseram a Mesa, os vereadores reeleitos Raimundo Brito – PP e Diego Pereira – PSDB.
Após o juramento, os vereadores elegeram a Mesa Diretora para o biênio 2021-2022. Duas chapas se inscreveram e por 5 votos a 4 a chapa composta por Jose do Óleo – Republicanos, Raimundo Brito – PP e Diego Pereira – PSDB, venceu a disputa. A outra chapa era composta por Cica da Colônia – PSD, Claudomiro Duarte – PODEMOS e Vaner Cardoso – PL.

Os vereadores empossados de Curuá para a sétima legislatura são:
Jose do Óleo – REPUBLICANOS – Presidente;
Raimundo Brito Ariramba – PP – 1° secretário;
Diego Pereira – PSDB – 2° secretário;
Professor Anilton – MDB;
Cica da Colônia – PSD;
Nafttali – PODEMOS;
Claudomiro Duarte – PODEMOS;
Jeter Silva – PSD;
Vaner Cardoso – PL.
Após a posse da Mesa Diretora ocorreu a posse do prefeito Givanildo Picanço Marinho (Gica) PODEMOS e do Vice, Nelinho Duarte – PSDB. Os dois prestaram juramento e discursaram ao povo presente. Os vereadores também discursaram.

Empossados prefeito e vice-prefeito caminharam à Prefeitura para cerimônia de troca de comando do município. O prefeito recebeu a faixa do ex-vice prefeito da gestão anterior, Xuxa do PT. O ex-prefeito Zé da Marta não compareceu à solenidade.


Xuxa, Gica e Nelinho discursaram. Xuxa destacou a importância do processo democrático e a aceitação do resultado da eleição e a oportunidade de poder passar o comando do município para outro gestor. Nelinho mencionou as dificuldades que o município atravessa e antecipou que não será fácil o início dos trabalhos de renovação, principalmente pelos atrasos de salários. Gica agradeceu os mais de 4 mil votos e deixou claro que não será prefeito de apenas esse eleitorado, será prefeito de todos e que conta com o apoio de todos, principalmente dos vereadores para reconstruir o município. “Curuá precisa voltar a sorrir”, disse Gica.

O prefeito não apresentou e nem anunciou seu secretariado.