MOJUÍ DOS CAMPOS POLÍTICA

Em Mojuí dos Campos, dois vereadores tem filiação, indevida ao Solidariedade, cancelada

Marco Antônio e Suely Araújo foram vitimas de filiação, com propósitos de prejudicá-los no processo eleitoral do corrente ano. Os vereadores recorreram ao juiz eleitoral solicitando instauração de inquérito policial para apuração do caso e suspensão de suas filiações ao partido. Marco Antonio é pré-candidato a prefeito e aparece com sua filiação no MDB, cancelada.

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Marco Antônio Machado Lima e Antônia Suely da Silva Araújo, vereadores de Mojuí dos Campos, no oeste paraense, tiveram decisão favorável em relação a representação criminal/notícia de crime requerida a VIGÉSIMA zona eleitoral de Santarém. A representação questionou a inclusão, sem autorização dos parlamentares, na lista de filiação do partido Solidariedade no município. A inclusão ocorreu no dia 04 de abril deste ano.  Representação foi feita pela vereadora Suely Araújo, que pediu instauração de inquérito policial para apuração do caso.

Na decisão, que saiu na última terça-feira (30), o juiz eleitoral Rômulo Nogueira de Brito, manteve as filiações de Marco Antônio e Suely Araújo, aos respectivos partidos, MDB e Republicanos. Os vereadores haviam assinado as fichas de filiações desses partidos no mês de março, aproveitando janela partidária.

Trecho da decisão do juiz eleitoral, em que cancela as filiações de Marco Antonio e Suely Araújo no Solidariedade.

Para o juiz, houve intenção explicita por parte do partido Solidariedade em prejudicar, os requerentes, no processo eleitoral do corrente ano, uma vez que fez o lançamento no último dia (04/04/2020) do prazo de filiação para concorrer às eleições de outubro.

O juiz manteve com o ministério público, a apuração requerida de supostos crimes eleitorais e determinou ao cartório a retificação, da classe de filiação partidária com base na decisão.

Hoje pela manhã, nossa redação consultou o site do Tribunal Superior Eleitoral e constatou que a vereadora Suely Araújo está em situação regular no Partido Republicanos, já o vereador Marco Antônio encontra-se com sua filiação cancelada no Movimento Democrático Brasileiro – MDB. O cancelamento da filiação data de 16 de abril deste ano. Marco Antônio filiou-se ao MDB em 20 de março. Na última pesquisa de opinião, Marco liderava a intenção de votos para a Prefeitura de Mojuí dos Campos. Na época, o parlamentar estava filiado no PSDB.

Situação, atual, do vereador Marco Antonio, consultada no site do TSE.

A redação enviou mensagem ao vereador Marco Antonio, pedindo manifestação sobre a situação de filiação partidária, mas até o fechamento da matéria não recebeu respostas. O Portal deixa o espaço aberto para quaisquer esclarecimentos. Não tivemos contanto com a direção do MDB local.

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.