EDUCAÇÃO MOJUÍ DOS CAMPOS

Em Mojuí dos Campos, escola da zona rural inova e realiza encontro com especialistas em educação

Uma das palestras ocorreu de forma remota, por meio de aplicativo de reunião virtual.

Da Redação*

A Escola Municipal São Xavier, as margens do rio Curuá-Una, distante da cidade de Mojuí dos Campos a aproximadamente 70 km, continua inovando e investindo na busca por parcerias para a capacitação de seus profissionais. A Escola é responsável por 04 escolas vinculadas que atendem da educação infantil ao 9° do Ensino Fundamental e todas compartilham da mesma dificuldade: sem energia 24 horas e sem acesso à internet. Para que se tenha ideia o único ponto de internet pública está na escola polo, que fica de meia hora à 05 horas de distância das escolas vinculadas, em viagem por via fluvial, o acesso mais utilizado na região.

Escola São Xavier. Foto arquivo

Diante deste cenário, a Coordenação Pedagógica resolveu buscar parcerias com instituições que já aplicam práticas de ensino em regiões sem acesso à internet ou que esta é ofertada de forma precária. O apoio da Secretaria Municipal de Educação foi fundamental para esta realização, principalmente pela autonomia dada à Coordenação Pedagógica da Escola.

“CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO FRENTE ÀS DIFICULDADES DE ACESSO À INTERNET” foi o tema escolhido para o Encontro Pedagógico, que ocorreu nos dias 02 e 03 deste mês. Essa construção coletiva envolveu os quase 30 professores, educadoras alimentares e pessoal de apoio com a mediação de especialistas da área da educação.

Professor Adenor Santos, CELT, mediando sobre a BNCC.

No primeiro dia, o compartilhamento de experiências ficou por conta do Centro de Educação Lúdica Tia Cici – CELT, que destacou o Professor Adenor Santos e a Professora Gleuciane Sousa, especialistas em ensino hibrido para região sem acesso à internet e em práticas lúdicas de ensino. Nessa oportunidade os professores puderam compreender de forma prática as competências destacadas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC e a partir daí criar mecanismos que possam auxiliar e melhorar suas metodologias de ensino, mesmo sem a obrigatoriedade de aulas presenciais. Os professores construíram a proposta de formação continuada para aprimorar as práticas inovadoras utilizadas pelo CELT.

Professora Gleuciane Sousa, especialista em práticas lúdicas de ensino.

No segundo dia, pela parte da manhã, os professores puderam compartilhar de uma experiência inovadora, a tele aula em tempo real com a Mestra em Educação, Professora Lucineide Pinheiro. Usando um aplicativo de reunião virtual a Professora partilhou suas experiências do Projeto Rios de Saberes, que já vem sendo desenvolvido em regiões ribeirinhas de Santarém e também manteve contato e ouviu os professores sobre suas experiências. As escolas do Polo São Xavier vão começar a elaborar atividades do Projeto Rios de Saberes, por meio do mini projeto Vozes das Águas.

Histórico: pela primeira na zona rural uma reunião virtual com professora Lucineide Pinheiro.

A participação simultânea e virtual da Professora Lucineide Pinheiro, foi possível graças ao novo sistema de energia implantado na escola, que consiste na capitação de energia solar. Esse sistema é uma iniciativa da Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio do Projeto Energia Limpa. Com essa energia, é possível ter internet com maior frequência, sem falar que diminuiu os incômodos ruídos, como aqueles da época do gerador a diesel.

Para fechar o encontro, os professores tiveram a participação do especialista em educação à distância, o Bacharel em Matemática, Arif Marques. Arif é Gestor da Unopar na região Norte do país e levou ao encontro uma mensagem de superação, de incentivo ao estudo e de compromisso com a qualificação profissional para a melhoria da educação.

Especialista em Educação à Distância, Arif Marques destacando o compromisso do estudante com o aprender e qualificação do professor .

Ao final do encontro os professores estabeleceram um planejamento para o segundo semestre deste ano, que vai do atendimento ao estudante, formação continuada dos docentes, atividades em datas comemorativas e compromisso em se especializar em uma área específica da educação.

* texto de Eduardo Enrique, Coordenador Pedagógico.

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