Os estudantes tinham perdido o direito há quase três meses, quando um decreto proibiu o uso do passe estudantil nos coletivos.
Por Eduardo Enrique
Em Mojuí dos Campos, no oeste paraense, estudantes voltam a ter o benefício da meia – passagem no transporte coletivo intermunicipal. O decreto que tirou o benefício dos estudantes foi revogado no último dia 14 desse mês com edição de novo decreto com atualização das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.
Os estudantes perderam o direito da meia-passagem em 15 de maio deste quando o prefeito publicou o decreto N° 636 que determinou a proibição parcial do transporte coletivo intermunicipal e intramunicipal, inclusive proibindo o uso do passe estudantil. A justificativa do decreto, apontava a suspensão as aulas nas universidades e escolas.
Nas redes sociais e grupos de mensagens instantâneas, estudantes fazem reclamações de que as empresas que operam o transporte intermunicipal ainda não estão obedecendo o novo decreto e continuam cobrando passagem integral. Os estudantes argumentam que muitas universidades já retornaram suas atividades
O novo decreto manteve suspensas as aulas da rede municipal até 31 deste mês.