O prefeito esteve na capital do estado por 05 dias tratando assuntos referentes ao município e passou o comando da administração municipal ao secretário municipal de gestão. O motivo deve ter sido possibilidade dos sucessores ou seus familiares disputarem as eleições deste ano.
Por Eduardo Enrique
Em Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, o comando da Prefeitura ficou 05 dias nas mãos do Secretário Municipal de Gestão, Edmilson Santos. Isso mesmo, o secretário assumiu a administração do município na ausência do prefeito Jailson Alves, que esteve em Belém de 07 a 12 deste mês. No decreto de nº 667 de julho deste ano, Jailson delegou ao secretário de Gestão, as funções de natureza administrativa de competência do Chefe do Poder Executivo.

Segundo a Lei Orgânica do município, na ausência do prefeito, assume o vice e em caso de impedimento deste, assume o presidente da Câmara. Caso o presidente da Câmara seja impedido, deve assumir aquele que membro da Mesa Diretora que esteja no comando da Casa de Leis.
Aí o leitor pode perguntar: Por que isso não ocorreu em Mojuí dos Campos? A explicação deve estar ligada ao fato do vice-prefeito, Juvenal Arruda; o presidente da Câmara, Arnaldo Galvão e demais membros da Mesa Diretora – na linha sucessória da prefeitura – ou seus familiares estarem trabalhando a possibilidade de disputarem as eleições deste ano. O vice-prefeito, por exemplo, tem um irmão pré-candidato a vereador.


Em Belém, Jailson participou de reunião nas secretarias estaduais de Saúde Pública – SESPA; de Assistência Social – SEASTER; de Obras Públicas – SEDOP; de Educação – SEDUC; de Transportes – SETRAN e na Fundação Nacional de Saúde – Funasa.