MOJUÍ DOS CAMPOS POLÍTICA

Em Mojuí dos Campos, pesquisa aponta disputa a prefeito acirrada entre candidatos do PSD e MDB

Pesquisa da Destak foi feita nas zonas urbana e rural do Município, nos dias 21 e 22 deste mês, junto a 400 eleitores.

Com informações do Blog do Jeso

Em Mojuí dos Campos (PA), a 20 dias da votação, prevista para o próximo dia 15, a disputa eleitoral para prefeito se acirra entre os 2 partidos que estão à frente na preferência popular – PSD e MDB, com ligeira vantagem do segundo. É o que revela a nova pesquisa da Destak.A candidatura de Izailton Sousa (PSD), 42 anos, está em ascendência. Pulou de 26,6% em agosto para 44% em outubro, encostando na de Marco Antônio (MDB), 42 anos, que ainda lidera com 53% na pesquisa estimulada (votos válidos).É a menor diferença entre 2 candidatos registrada pela Destak em todas as pesquisas realizadas neste ano e em 2019. O novo levantamento foi feito nas zonas urbana e rural do município na semana passada (dias 21 e 22), junto a 400 eleitores e eleitoras. Está registrado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará sob o nº PA-00215/2020.A margem de erro estimada é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra. O estatístico responsável é Jadson Chaves. Espontânea em MojuíA Destak perguntou aos entrevistados em que eles votariam para prefeito de Mojuí dos Campos se as eleições fossem hoje – sem mostrar-lhes o nome dos candidatos (pesquisa espontânea).Resultado: Marco Antônio aparece à frente com 39,3% das intenções de voto. Em 2º, Izailton, que cravou 33,1%. Considerando a margem de erro, os dois estão tecnicamente empatados.Outro nome com candidatura deferida que aparece é o do PSB, Emerson Silveira, com 1,1%. Os votos branco/nulo e indecisos somam 24,3%. Confira abaixo o cenário completo:

Estimulada: MojuíQuando se estimula a pesquisa, isto é, apresenta-se aos entrevistados os 3 candidatos registrados para a disputa a prefeito, Marco Antônio fica à frente com 48% das intenções de votos. Izailton, em 2º lugar, tem 38%, e Emerson, 3%. Os votos branco/nulo e indecisos somam 11% nesse cenário.

Apenas votos válidos Quando se computa apenas os votos válidos, isto é, sem os brancos, nulos e indecisos, deixando apenas os votos nominais, que é como a Justiça Eleitoral calcula a votação oficial, depara-se com o seguinte resultado.Marco Antônio, com 53%, aparece em 1º lugar, seguido por Izailton (44%) – com a diferença entre os 2 caindo para 9%. Emerson (3%) fica, distante, na terceira colocação.

Rejeição Quanto à rejeição entre os candidatos, Emerson Silveira é o mais rejeitado entre os 3 candidatos, aparecendo com 41%.Depois aparece Izailton, com 22%. E, por fim, Marco Antônio, com 12%, o menos rejeitado.

Mojuí, pesquisa de outubro, destak
Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.