MOJUÍ DOS CAMPOS POLÍTICA

Em Mojuí dos Campos, pesquisa avalia principais nomes na disputa pela Prefeitura

A pesquisa é a segunda do município registrada na justiça eleitoral e destacou, como pré-candidatos, os vereadores Marco Antônio e Izailton, o vice-prefeito Juvenal e o ativista político Emerson Silveira.

Com informações da Agência Destak – Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

A agência Destak tornou pública a segunda pesquisa de intenção de votos para prefeito de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará. A pesquisa, que foi registradana Justiça Eleitoral, consultou o eleitorado sobre os pré-candidatos e  o poder de influência que o prefeito Jailson Alves – PSDB terá na sua sucessão.

Pré-candidatos a prefeito de Mojuí dos Campos. Arquivo do Portal Mojuí na Íntegra.

De acordo com a pesquisa, o vereador Marco Antônio – MDB, lidera em todos os cenários simulados. Em 2º lugar aparece o vereador Izailton de Sousa – PSD, seguido do vice-prefeito Juvenal Arruda – PSC e de Emerson Silveira (PSB), em terceiro e quarto lugar, respectivamente. Na pesquisa de fevereiro, Izailton aparecia em 3º e Juvenal em 4° lugar.

O levantamento foi feito entre os dias 13 e 15 deste mês, quando foram entrevistados 350 eleitores nas zonas urbana e rural. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos, com intervalo de segurança de 95%. Está registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PA-02384/2020.

Espontânea – cenário 1: MDB lidera

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes dos candidatos e os entrevistados falam livremente aquele que lhe vem à cabeça, Marco Antônio lidera com 34,8%, seguido de Izailton Sousa (15,8%).

Na 3ª posição, aparece Juvenal Arruda (6,3%). O socialista Emerson Silveira surge logo depois com 1,9%. O percentual de eleitores que não sabem ainda em quem vai votar é de 36,7%.

O número de indecisos (não sabem e sem resposta) chega a 36,7%.

Veja a configuração completa desse cenário:

Estimulada – cenário 2

Na pesquisa tipo estimulada (em que o nome dos candidatos é mostrado aos entrevistados), em um cenário com 4 postulantes ao cargo de prefeito, Marco Antônio lidera com 46,2%. Em 2º, Izailton Sousa (26,6%) e Juvenal Arruda (13,9%) em 3º.

Emerson Silveira, com 5,1%, está em 4º. Os indecisos somam 5,1%, enquanto que os eleitores que disseram que votarão em branco chega a 3,2%.

Estimulada – cenário 3

Em um cenário com apenas os 2 candidatos mais bem posicionados, a pesquisa estimulada da Destak deste mês de julho aponta Marco Antônio (54,3%) com 24 pontos percentuais à frente do 2º colocado, Izailton Sousa (30%).

Os indecisos (não sabe/sem resposta) nesta simulação somam 5,5%. E os que votariam branco ou nulo, 10,2%.

Rejeição dos candidatos

O nome mais rejeitado entre os potenciais candidatos a prefeito de Mojuí dos Campos listados nesta pesquisa é o de Emerson Silveira, que lidera com 17%.

Logo atrás dele, com 13%, aparece Izailton Sousa, seguido de Juvenal Arruda (11%).

Marco Antônio (8%) e Everaldo Camilo (9%) estão empatados tecnicamente na 4ª posição. Os 2 são os que têm a menor rejeição.

Aguarde informações sobre outros cenários.

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.