Falta de manutenção dos ramais da rede elétrica e furto de transformadores tem sido as maiores causas das oscilações.
Por Eduardo Enrique
A falta de energia elétrica no Projeto de Assentamento PA Moju I e II, em Mojuí dos Campos, município do oeste paraense, tem sido um dos maiores problemas enfrentados pelos moradores daquela região.
Segundo os moradores, muitas residências passam dias e até semanas sem receber energia elétrica. O problema é maior quando alguma chuva forte com ventania cai sobre a região e derruba árvores sobre a rede elétrica.
Moradores também denunciam o furto dos transformadores com frequência na região. Segundo eles, quando a energia cai durante a noite, rapidamente os transformadores são subtraídos.

O assunto foi destaque na Câmara Municipal de Mojuí dos Campos na sessão desta quarta-feira (02). Os vereadores Izailton de Sousa – PSD e Suely Araújo – Republicanos. Izailton disse que esteve na região e ouviu as reclamações dos moradores. Segundo o vereador, a população solicitou uma atuação mais efetiva da distribuidora de energia para amenizar as oscilações de energia e da Polícia a busca por encontrar os responsáveis pelos furtos. Izailton se comprometeu em buscar as soluções. Suely Araújo informou que ao procurar a distribuidora de energia, foi informada que existe uma empresa responsável pela limpeza dos ramais por onde passam a rede elétrica, o que não ocorre na região. Os moradores tem que andar quilômetros de distância para religar “as chamadas canelas” que disparam com os temporais.