MOJUÍ DOS CAMPOS REGIONAL

Equatorial alerta para cuidados com eletricidade no Carnaval em casa

Mesmo sem feriado, a população deve ficar atenta para cuidados com as instalações dentro do imóvel.

Por Ascom/Equatorial

Devido ao agravamento da pandemia provocada pela covid-19, o Carnaval nas ruas e nos salões foi cancelado. Por conta disso, muitas pessoas passarão o período em casa, seja trabalhando ou aproveitando uns dias de folga. De acordo com essa nova situação, a Equatorial Energia Pará enumerou uma série de recomendações de segurança com a rede elétrica nesses dias, para evitar acidentes e preservar a qualidade do fornecimento de energia.

De acordo com o executivo da área de Segurança da Equatorial Pará, Alex Fernandes, descuidos dentro de casa podem acarretar acidentes, que podem ser graves. “As tomadas têm um limite de cargas e é preciso se atentar para isso, porque quando é sobrecarregada os riscos de curto-circuito são evidentes, além, de haver superaquecimento, queima de aparelhos e risco grande de incêndios”, esclarece.

Em algumas regiões do Pará, esse também é o período de muitas chuvas, o que favorece o risco de choques e sobrecargas elétricas. Então os cuidados devem ser redobrados. É importante evitar contato com tomadas e com aparelhos ligados, já que água e energia não combinam. Em casos de alagamento, é necessário desligar a chave geral do imóvel para evitar que fios descascados entrem em contato com a água.

Confira outras recomendações da Equatorial Pará:

  • Não ligue aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas.
  • Evite improvisos (gambiarras), pois isso aumenta o risco de acidentes com a rede elétrica.
  • Se no quintal da sua casa tiver árvores e estiver chovendo, não as utilize como abrigo, pois árvores podem atrair raios.
  • Qualquer conserto elétrico, deve ser feito por profissionais capacitados na área, sempre após o bloqueio da fonte de energia.
  • Só plugue mais de um equipamento em benjamins quando estiver certo de que eles possuem baixa potência e juntos não provocarão sobrecarga.
  • Não deixe fios desencapados. Eles podem causar choques e curtos-circuitos.
  • Nunca apague fogo de curto-circuito com água. Se o incêndio acontecer em circuitos energizados, não jogue água, pois ela é condutora de eletricidade.
Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.