POLÍTICA

Escola realiza projeto de arborização

Crianças plantam mudas de árvores. Foto Wendel Vasconcelos

Na manhã desta quinta-feira (24), estudantes do ensino fundamental 1 (Pré -I a 4º Ano) da escola municipal Santa Cruz na comunidade Diamantino-Santarém-Curuá Una (Planalto Santareno) realizaram o plantio de árvores no quintal do educandário.

A atividade faz parte do projeto Árvores da Vida de autoria da Professora do 4º e 5º Ano, Elci Carvalho.

As árvores foram doadas pela Escola do Parque, ligada ao setor de educação ambiental da Secretaria Municipal de Educação – SEMED.

Os educadores ambientais da Escola do Parque estiveram presentes realizando palestras e acompanhando a realização do plantio.

Professor Wendel Vasconcelos, diretor da escola falou da importância da realização da atividade, que levou conhecimento de técnicas de plantio aos estudantes.

“Os alunos estão aprendendo técnicas de plantio, que vai servir para embelezar a área da escola é muito importante para eles esse momento por que eles aprendem a dar valor a vida”, comentou Wendel.

A atividade despertou a curiosidade das crianças que acompanharam atentamente o repasse das técnicas de plantio.

O diretor destacou que é papel da escola desenvolver trabalhos voltados para o meio ambiente com atividades que contribuam com o aprendizado dos alunos.

Os pequenos colocaram a mão na massa e isso deixou o diretor contente. O diretor destacou a participação dos pequenos.

Wendel Vasconcelos, Diretor da Escola Santa Cruz. Arquivo Pessoal

“A participação deles está envolvente, eles estão amando. É uma vida que eles estão colocando e vai crescer e futuramente vai dar sombra para eles”

O projeto contou com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca –SEMAP e Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA.

Antônio Lira representante do viveiro da Escola do Parque destacou a realização de ações de plantios que vem realizando em parceria com as escolas municipais.

De acordo com Antônio o plantio de árvores nas escolas é importante para despertar a consciência dos alunos para a conservação de espaços arborizados.

Antonio Lira, da Escola do Parque. Foto: Eduardo Enrique

“A maior importância plantios de árvores é pra gente ficar bem, pra controlar a temperatura, ter árvores frutíferas para a alimentação e também conscientizar a criança e o adulto que precisa fazer alguma coisa pelo meio ambiente”, destacou Antônio.

De acordo com Antônio, as escolas interessadas em realizar o plantio de árvores devem procurar a Escola do Parque ou a SEMAP com um projeto.

Alunos atentos as explicações das técnicas de plantios. Foto: Eduardo Enrique

Na escola Santa Cruz foram plantadas mudas de Ipê rosa, ipê amarelo, aroeira e oiti.

Reportagem: Eduardo Enrique

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br