POLÍTICA

Festa do Abacaxi: 15 anos de promoção da Agricultura Familiar

No último final de semana (23 e 24) a comunidade Terra de Areia na Zona Rural de Mojuí dos Campos, no Oeste do Pará realizou mais uma edição da Festa do Abacaxi, foi a Decima quinta, com direito a bolo de 15 anos e desfiles da Rainhas dos Festivais anteriores.

A Festa do Abacaxi tem a coordenação da Associação dos Produtores e Moradores das Comunidades Terra de Areia, Agua Fria e Baixa D’Água – AMTAB, em parceria com entidades e órgãos governamentais.

No sábado (23) à noite houve a abertura do evento com a participação de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Mojuí dos Campos – STTR/MC, Escritório Local da EMATER, Unidade Regional da SEDAP, COOFAM e AMTAB.

Na fala de todos ficou claro o objetivo do evento que é elevar a cultura do cultivo do abacaxi e comemorar a insistência da agricultura familiar que mantém o homem no campo, mas para isso é preciso incentivo dos governos em apoio financeiro e assistência técnica.

Para muitos presentes, ouvidos pelo Portal, nesta noite faltaram apresentações de danças ou outra atividade que viesse destacar a cultura regional.

“O serestão não agradou, tocou tudo, menos seresta”, disse um participante.

No domingo (24) iniciou com a alvorada festiva para aquecer o povo que acordava após uma madrugada com o friozinho do planalto e em seguida o passeio de moto, que este ano não saiu mais da cidade de Mojuí dos Campos.

“Foi devagar, as pessoas não estão mais participando do passeio, não sei o que tá havendo, mas no próximo vamos resgatar”, lamentou o participante.

A tarde foi chegando e os visitantes também. Muita galinha caipira e derivados do Abacaxi sendo vendidos, mas faltou ocupar a programação espaço com gincana ou danças das escolas, um participante nos falou.

E assim foi realizado o primeiro festival do município de Mojuí dos Campos, com seus altos e baixos, mas com grande alegria do público presente e das comunidades que apresentaram sua produção.

EM ALTA

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, que com sua diretoria esteve no local colaborando com o evento;

O Departamento Municipal de Transito – DEMUTRAN, a Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA da Prefeitura de Mojuí dos Campos e o Comando do Destacamento de Polícia Militar do município, que com seus servidores estiveram dando apoio ao evento;

A COOFAM atuando na venda do Abacaxi;

O Secretário Municipal de Agricultura de Belterra, Lineu Sarturi que veio prestigiar a Festa do Abacaxi;

Lineu Sartury, Secretário Municipal de Agricultura de Belterra

O ex-vereador Bazinho que deu sua mãozinha na preparação da bebida de abacaxi;

Toda a coordenação e voluntários que atuaram para o atendimento de todos os presentes;

A população que mais uma vez prestigiou o evento.

A jovem Alaíne França ficou como Rainha do Festival pela segunda vez ao receber maior pontuação do Jurado.

Alaíne França recebendo a faixa de Rainha 2017
Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.