POLÍTICA

Fiscalização e elaboração do CAR vão ser intensificados com a chegada de motos a Secretaria Municipal de Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mojuí dos Campos no Oeste do Pará deve intensificar suas atividades de fiscalização e de emissão do Cadastro Ambiental Rural – o CAR nos próximos meses.

A informação foi repassada a reportagem pelo titular da pasta, o Yago Estouco. De acordo com o secretário com a chegada de duas motos para a Secretaria, advindas do Governo do Estado, as fiscalizações de campo serão facilitadas.

“Com a chegada de duas motos nosso trabalho vai ser facilitados, essas motos vão ser usadas para fiscalização de queimadas, de desmatamento e atividades que estão sendo licenciadas, exclusivos para fiscalização”, revelou Yago.

Já com relação a retirada do CAR, o secretário informou que o documento vem sendo emitido no município desde 2014 e 71% das propriedades dos agricultores familiares já foram beneficiadas, mas a meta é atingir 80% para se tornar o Município Verde. O cadastro ambiental rural é expedido para agricultores com até 300 hectares.

Outra situação que já foi solucionada pela secretária com relação ao CAR, é referente ao endereço que logo no início, o documento saia com endereço do município de Santarém, mas desde o começo deste ano a falha foi corrigida e os documentos já saem com endereço do município local.

O secretário informou que já foram realizadas muitas palestras nas comunidades e aquelas que tem interesse em realizar seus cadastros devem procurar a secretaria através de seu presidente para marcar uma reunião na comunidade e os técnicos já vão preparados para coletara as informações, grupo de produtores também podem fazer, caso necessitem Os produtores que ainda não tem o documento devem entrar em contato com a Secretaria para fazer os procedimentos e uma equipe deve visitar a comunidade como explica o secretário.

Na área urbana a Secretaria também faz atuação e já estar preparada para atuar de acordo com a lei de regulamentação do uso de som automotivo, aprovada na Câmara Municipal no mês passado.

A secretaria já dispõe de decibelímetros, faltando apenas fazer o calibre. Apesar das disponibilidades dos equipamentos para medir o volume dos sons, o secretário defendeu o trabalho de conscientização.

“Com essa lei municipal nosso trabalho vai melhorar. Mas precisamos dar continuidade a um trabalho de conscientização e prevenção que já vimos fazendo. A educação é importante para o cidadão se tornar consciente e não venha infringir a lei e o sossego alheio e depois sofrer as punições”, finalizou Yago.

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.