
A Técnica de Enfermagem Francisca Acioli Firmino, 63 anos, foi agraciada com o Título de Cidadã Emérita de Mojuí dos Campos no Oeste do Pará. A honraria é concedida ao final de cada ano pela Câmara Municipal, sendo que este ano a solenidade ocorreu no dia 12 deste mês.
Francisca nasceu na Comunidade Terra Preta dos Lúcios e atualmente é servidora pública estadual da área de saúde, cedida a Prefeitura de Mojuí dos Campos.
A Técnica de Enfermagem, iniciou sua carreira no serviço público em 1973, como professora pela então Prefeitura de Santarém, a convite do Vereador Godofredo Portela (In Memorium), na 1ª Escola Fernando Guilhon que a época situava-se na Cidade Alta-Vila de Mojuí dos Campos.
Devido a necessidade, Francisca lecionou nos anos seguintes em escolas das comunidades Prata, Brilhosa e Tracoá do Garrafão voltando a Mojuí dos Campos anos depois para trabalhar na Escola Júlio Walfredo da Ponte. Em 1984 assumiu a direção da Escola Raimunda Queiroz de Sousa. No mesmo ano prestou concurso a Fundação SESP.
Com a aprovação no referido concurso, Francisca Acioli teve que abandonar as salas de aulas e buscar novos conhecimentos como atendente de enfermagem e visitador sanitário.
Passou a atuar no novo serviço em janeiro de 1987, na Unidade Mista de Saúde da então Vila de Mojuí dos Campos. Anos depois formou-se em Técnica de Enfermagem com capacitação em sala de vacina. Cedida pelo Estado ao município, atualmente é a responsável pelo Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Mojuí dos Campos.
Franscica Acioli Firmino é mãe de três filhos: Hamilton, Lucilene e Hádison.
A indicação de Francisca a honraria foi iniciativa do vereador Izailton de Souza – PSDB.
Fonte: Câmara Municipal de Mojuí dos Campos
Edição: Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra