POLÍTICA

Lembranças do 4° Festival do Milho da Comunidade São Paulo

Comunicadores da Rádio Comunitária Mojuí FM presentes no evento

Domingo, 16 de julho e a comunidade São Paulo na zona rural do município de Mojuí dos Campos no Oeste do Pará realizou a quarta edição do Festival do Milho.

O festival que ocorre todo ano, no mês de julho, desde 2014, correu risco de não acontecer, pelo falecimento de um comunitário, mas foi realizado com grande participação da comunidade, comunidades vizinhas e lideranças de entidades representativas como do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares – STTR e da Prefeitura de Mojuí dos Campos com os secretários de Agricultura e Educação que estiveram participando do evento.

De acordo com a coordenação o evento, hoje na sua quarta edição, foi uma iniciativa do STTR, junto à comunidade, que colaborou muito para a fundação da Associação Comunitária da Agricultura Familiar – ASCOAF e para as melhorias na comunidade.

Secretário de Agricultura Marlon Freitas e o presidente da Associação Comunitária ASCOAF

“O festival é de grande importância para nossa comunidade, que antes ficava até 08 anos com nosso ramal sem passar uma máquina, e agora todo ano temos uma máquina da prefeitura que todo ano vem fazer melhorias no ramal e foi o sindicato que chegou conosco e falou: Vamos fundar uma associação?” revelou Seu Agostinho presidente da Associação Comunitária.

De acordo com seu Agostinho, antes os produtores tinham que carregar seus produtos até o ramal da Santa Júlia, para fazer a escoação.  Então o festival trouxe desenvolvimento para a comunidade.

Para o Secretário Municipal de Agricultura, Marlon Freitas prestigiar um evento que nasce da comunidade, é muito prazeroso e também de certa forma colaborar para sua realização. Ao Secretário coube fazer a abertura oficial do evento.

O vice-prefeito e Secretário de Educação Juvenal Arruda também prestigiou o evento e falou a reportagem de sua felicidade em poder participar junto com a comunidade. “Realmente uma linda festa, a comunidade está de parabéns um público maravilhoso e quem ganha é a comunidade com a presença das pessoas que consomem e colaboram com o evento”, comemorou o político.

Vice-Prefeito Juvenal Arruda e a Rainha 2017/2018 do Festival do Milho

O ponto alto do Festival, foi a escolha da Rainha do Festival, que este ano ficou entre duas adolescentes Glene Gomes da Silva, 14 anos da própria comunidade e Maria Jheninffer Silva de Oliveira, 13 anos da comunidade Garrafão.

As duas postulantes desfilaram com seus vestidos que destacaram materiais do milho: palha, grãos, cabelo, sabugo e pendão. Os vestidos foram costurados a mão por suas próprias mães.

Ao final dos desfiles, o júri pontuou e Glene Gomes da Silva levou o título de Rainha do Festival do Milho 2017, recebendo a faixa para ostentar até o próximo ano.

A jovem rainha Glene mostrou a reportagem sua felicidade em ganhar o título. “a felicidade é enorme, eu não imaginava que ia ganhar, mas de repente me veio essa vitória e agora só tenho agradecer e dizer que foi uma honra poder contribuir com minha comunidade”.

De acordo com Glene toda a comunidade ganha quando todos se envolvem e aí não tem vencedores e perdedores. As dificuldades apresentadas ao longo da jornada e que agora vale a pena comemorar.

O presidente do STTR de Mojuí dos Campos Valdir Oliveira, também comemorou, mas essa edição do evento e lembrou que as lideranças, quando os procuraram há quatro anos, proporam a realização do festival do Tacacá. O Sindicato por sua vez sugeriu o Festival do Milho, já que a produção da localidade é muito forte. Proposta discutida pela comunidade e aprovada.

Valdir Oliveira – Presidente do STTR de Mojuí dos Campos e a Rainha do Festival

“Esta aí toda a comunidade participando, as coisas melhorando e o festival é isso apresentar e fortalecer a produção e a cultura das comunidades” ressaltou Valdir.

De acordo com Valdir o STTR cumpre seu papel em fortalecer a agricultura familiar.

A integração de comunitários no Festival foi muito importante, para que não faltasse milho assado durante o dia do evento. Também tinha pamonha, milho cozido, pudim, bolo e outros derivados de milho, além da galinha caipira no milho.

 

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.