POLÍTICA

Macacos encontrados mortos no Rio Curuá Una: Boatos ou verdade? Sem respostas moradores ficam preocupados

Desde ontem, 04 quando divulgamos a informação de uma fonte do Portal sobre o aparecimento de mais de cinco macacos mortos nas comunidades Santa Maria do Aru e Bananeira no Rio Curuá Una, município de Mojuí dos Campos nossa reportagem tem buscado informações junto aos responsáveis de endemias e dos próprios moradores daquela região para levarmos a informação verdadeira, pois muitos leitores temem dos primatas encontrados mortos terem sido vítimas de febre amarela silvestre devido os últimos casos confirmados em municípios próximos.

Na manhã de hoje o vereador Jesa do Palhalzinho relatou a nossa reportagem que o mesmo foi procurado por lideranças das duas comunidades que o informaram da situação. O vereador imediatamente repassou a informação a Secretaria Municipal de Saúde.

Vereador Jesa do Palhalzinho confirma que comunitários o informaram do aparecimento de macacos mortos.

“Os comunitários dessas comunidades nos procurou e oque nós fizemos foi informar a secretaria de saúde para que tomassem conhecimento da situação” garantiu o parlamentar

Diante da preocupação dos moradores que estão em estado de alerta o vereador pediu que mesmo a Secretaria dispondo de ações na região, que estes não esperem e que venham a sede do município para tomarem a vacina. De acordo Jesa todas as terças e quintas feiras está havendo vacinação contra febre amarela nas unidades de saúde da Cidade.

Maria Mota liderança de Vista Alegre do Moju, uma comunidade polo daquela região em entrevista ao Portal mostrou sua preocupação com o aparecimento de macacos mortos, caso incomum para ela, pois vive há 35 anos na comunidade e nunca ouviu falar de casos parecidos.

Dona Maria Mota da Comunidade Vista Alegre diz que ouviu boatos de que macacos foram encontrados mortos , mas aguarda com preocupação as informações

Dona Maria disse que até agora o que se passa em Vista Alegre são boatos sobre o aparecimento macacos mortos na região, e que com isso uma equipe de médicos e enfermeiros subiu o Rio Curuá Una para averiguar a situação. A comunitária relatou ainda que os moradores estão em estão preocupados, principalmente pela falta de informações se estes macacos foram encontrados e se foram encaminhados a SESPA para testes laboratoriais.

Nossa reportagem procurou a Secretaria de Saúde para explicações e recebeu que todos aguardam informações da equipe que está para a região e que deve chegar a sede do município na tarde de hoje, 05.

Reportagem: Arnaldo Santos

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.