
Desde a manhã da última segunda-feira (18) encontra-se retido o ônibus que fazia o transporte intermunicipal entre a comunidade Garrafão em Mojuí dos Campos a Santarém no Oeste do Pará.
Pelas informações a retenção foi feita por supervisores da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará – ARCON/PA, Supervisão de Santarém responsável por fiscalizar os transportes intermunicipais.
Com a retirada de circulação do transporte, colocou-se em xeque o acordo entre o órgão estadual com os departamentos ou secretarias de transportes dos municípios da região como explicou Antônio Aguiar, Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito de Mojuí dos Campos.
De acordo com Aguiar, pelo acordo celebrado na gestão passada da Supervisão Regional, os Departamentos ou Secretarias de Transporte e Trânsito ficavam responsáveis pela autorização do transporte intermunicipal, de ônibus que circulam das comunidades destes municípios para Santarém.
Para Antônio, se prevalecer o critério de que só a ARCON deve autorizar o transporte intermunicipal, muitos ônibus de comunidades de Mojuí dos Campos podem ter autorização cassada, pois todos circulam com autorização expedidas pelo extinto Demutran.
Na conversa por telefone com nossa reportagem, Antônio Aguiar disse que espera bom senso da Supervisão Regional da ARCON e que o ônibus seja liberado e que o transporte seu normalizado e a comunidade volte a ser atendida.
Em Mojuí dos Campos, apenas a empresa Pepa tem autorização da ARCON para explorar a linha intermunicipal entre esta cidade e Santarém.
Há duas semanas outra empresa de Santarém começou começou explorar a linha entre Garrafão e a cidade de Santarém passando pelo Centro da Cidade de Mojuí dos Campos. A empresa operavava em quatro horários diários, oferecendo suporte de bilhetagem eletrônica, facilitando o pagamento de passagem por trabalhadores e estudantes.
“Sendo que se a ARCON for prender vai ter que prender todos os ônibus que sai das comunidades de Mojui e Belterra?” questionou o Secretário.
*POR EDUARDO ENRIQUE/PORTAL MOJUÍ NA ÍNTEGRA*