MOJUÍ DOS CAMPOS SAÚDE

Mojuí dos Campos: Ambulância entregue em Vista Alegre do Moju é definitiva da comunidade

A ambulância é fruto de emenda parlamentar do ex-deputado Federal Francisco Chapadinha e vai atender as comunidades dos Rios Moju, Mojuí, Curuá-Una e PA 445.

Ato de entrega de ambulância a comunidade Vista Alegre do Moju. Foto: Arnaldo Santos.

A Comunidade Vista Alegre do Moju, zona rural de Mojuí dos Campos, recebeu na manhã desta quinta-feira (06) uma ambulância para atender sua Unidade Básica de Saúde – UBS.

O ato solene foi simples e coordenado pelo prefeito Jailson Alves e prestigiado por vereadores, moradores da comunidade, servidores da saúde e representantes do Conselho Municipal de Saúde – CMS.

A comunidade Vista Alegre do Moju fica há mais de 40 km da sede do município e é o maior núcleo populacional da zona rural se tornando em um pólo de atendimento em saúde e educação. A UBS da comunidade atende diversas comunidades ao longo dos rios Curuá-Una, Moju, Mojuí e PA 445.

Maria Mota de 76 anos, liderança sindical e uma das primeiras moradoras da comunidade, destacou a conquista da ambulância para a Unidade de Saúde. De acordo com Maria Mota, a luta é antiga e desde o o governo da ex-prefeita Maria do Carmo, a saúde na localidade passou a ser olhada. “É uma luta antiga, cheguei em 1981aqui e desde lá buscamos melhorias pra cá. Na gestão da ex-prefeita Maria do Carmo, por meio do Dr. Carlos Martins (ambos do PT) que conseguimos uma ambulância. Quando Mojuí dos Campos emancipou e veio o prefeito, fiz um pedido a ele: mantenha o que nós já temos e graças a Deus, ele tem cumprido e agora estou feliz por que a ambulância é nossa, da nossa comunidade”, comemorou dona Maria.

Maria Mota, liderança sindical e comunitária e o prefeito Jailson Alves. Foto: Arnaldo Santos.

Em sua fala, o prefeito destacou a origem do recurso que garantiu a aquisição da ambulância. De acordo com Jailson, o recurso é proveniente de emenda parlamentar do ex-deputado federal Francisco Chapadinha (2015-2019). A emenda disponibilizou ao município R$ 80.000,00 (oitenta mil reais).

Para a Secretária Municipal de Saúde, Adeliane Frota, a entrega da ambulância em Vista Alegre é fruto de um planejamento que visa beneficiar as comunidades polos do município com um veículo equipado. “A gente tem um trabalho pra trazer melhorias pra todas comunidades e hoje estamos entegando essa ambulância pra comunidade que não vai beneficiar só essa comunidades, mas todas as comunidades dessa região”, explicou Adeliane.

Adeliane Frota, titular da SEMSA fazendo a entrega da chave da ambulância ao condutor Pedro. Foto: Arnaldo Santos.

A ambulância que atendia a comunidade foi trazida para a sede do município e vai ficar a disposição da Secretaria para atender alguma região descoberta. Além de Vista Alegre do Moju, Baixa da Onça na Santarém -Jabuti já está contemplada com uma ambulância para a comunidade. Igarapé do Piranha tem uma ambulância que atende o Assentamento PA Moju, mas luta por uma definitiva pra região. Já as comunidades Moju do Berlamino na Santarém-Jabuti e Boa Sorte no planalto Curuá-Una reivindicam ambulâncias para suas unidades de saúde.

A ambulância entregue hoje foi adesivada com o nome da comunidade Vista Alegre do Moju para identificar que ela pertence a comunidade, garantiu o prefeito Jailson Alves.

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.