15 de Outubro, dia do Professor e também da Professora, claro. É dia do mestre ou da mestra ficar em casa, curtindo a família ou ir a algum lugar para recarregar as energias com os colegas de profissão, quem sabe até recordar o dia-a-dia do trabalho. Mas na Escola Francisco Chagas Lima no bairro Cidade Alta 2 em Mojuí dos Campos, a forma encontrada de comemorar o dia foi diferente. Em vez de família, amigos, que tal passear com os próprios alunos, razão da existência do professor?

E essa foi a ideia, na verdade, a iniciativa tomada pelas professoras Luciana e Alcione, que levaram seus alunos do 2° e 3° Ano para uma aula-passeio. A novidade faz parte do Projeto Amazônia Berço da Vida, desenvolvido pela escola durante o ano letivo. Sob os olhares atentos das professoras, as crianças observaram a casa de farinha do senhor Manoel, o Nenel como é conhecido no bairro. A casa de farinha fica no bairro Cidade Nova. Na propriedade alunos, professoras, colaboradores e proprietário arrancaram mandioca, preparam a massa e torraram a farinha e ainda sobrou tempo pra fazer beiju, o delicioso manzape e tirar goma de tapioca.

A manhã foi maravilhosa, as crianças puderam desfrutar de um dia de campo, com a mão na massa literalmente, experimentando a vivência de anos atrás nas colônias de Mojuí.

O que dizer de um dia proveitoso, conhecendo o dia-a-dia de um produtor de farinha? Com certeza muitos aprendizados – ficaram na memória dos pequenos – que vão desde o preparo da terra, a colheita e a limpeza da mandioca e o preparo da massa até chegar ao produto final.

Um dia do Professor diferente, junto dos alunos, de produtores de alimentos que dar até pra imaginar a emoção da Professora Dalva Gomes que teve suas origens nas colônias, convivendo com o trabalho da roça e hoje se destaca por sua atuação em sala de aula. Que filme não passa por sua cabeça, das dificuldades e desafios que enfrentou? Dos caminhos que trilhou? E perceber onde estar, dando sua contribuição na formação de cidadãos e cidadãs.

A aula-passeio foi um grande exemplo vivido na prática pelos alunos mostrando que a educação é a base de tudo.


A culminância das atividades desenvolvidas pelo projeto será na mostra pedagógica da escola que ocorrerá no dia 22 de novembro. Nesta culminância os alunos do 2° e 3° ano vão apresentar a lenda da mandioca e a culinária a partir dos derivados da mandioca. Os alunos ainda vão construir uma maquete para mostrar a casa de farinha.

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra