MOJUÍ DOS CAMPOS SAÚDE

Mojuí dos Campos: Baixa participação da sociedade civil tem marcado pré-conferências de saúde

Desde o início deste mês o Conselho Municipal de Saúde – CMS de Mojuí dos Campos vem realizando as pré-conferências de saúde. De acordo com o colegiado, ao todo vão ser realizadas 14 reuniões preparatórias para a Conferência Municipal.

Mas o que tem chamado a atenção de parte dos conselheiros, principalmente do seguimento de usuários, é a baixa participação da sociedade civil que não tem mostrado interesse nas discussões.

No último sábado (21), as pré-conferências seguiram seu cronograma, nas comunidades Terra de Areia e Palhal do Una. Representantes de comunidades próximas eram aguardadas. Mas a participação não foi como o esperado. De acordo com um conselheiro presente na reunião, isso demonstra total desinteresse das lideranças, dos moradores por uma pauta tão importamte para o município que é a melhoria na oferta dos serviços de saúde.

Em Terra de areia, representantes de 06 comunidades eram esperadas, não se sabe se todas compareceram. Já em Palhal do Una, das 10 dez comunidades convidadas 07 sete compareceram totalizando 18 pessoas na reunião.

Nas pré-conferências são apontadas propostas de melhorias no serviço de saúde para aquela região e são eleitos os delegados que vão defender essas propostas na Conferência Municipal.

Na semana passada duas pré-conferências na região do Curuá-Una foram canceladas por falta de participação mínima de conferentes representando a sociedade civil.

Ainda faltam 09 pré-conferências programadas para ocorrer até o final de outubro.

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Colaborou: Arnaldo Santos -CMS

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.