Desde o início deste mês o Conselho Municipal de Saúde – CMS de Mojuí dos Campos vem realizando as pré-conferências de saúde. De acordo com o colegiado, ao todo vão ser realizadas 14 reuniões preparatórias para a Conferência Municipal.
Pré-conferência de saúde em Palhal do Una. Foto: Arnaldo Santos
Mas o que tem chamado a atenção de parte dos conselheiros, principalmente do seguimento de usuários, é a baixa participação da sociedade civil que não tem mostrado interesse nas discussões.
No último sábado (21), as pré-conferências seguiram seu cronograma, nas comunidades Terra de Areia e Palhal do Una. Representantes de comunidades próximas eram aguardadas. Mas a participação não foi como o esperado. De acordo com um conselheiro presente na reunião, isso demonstra total desinteresse das lideranças, dos moradores por uma pauta tão importamte para o município que é a melhoria na oferta dos serviços de saúde.
Em Terra de areia, representantes de 06 comunidades eram esperadas, não se sabe se todas compareceram. Já em Palhal do Una, das 10 dez comunidades convidadas 07 sete compareceram totalizando 18 pessoas na reunião.
Nas pré-conferências são apontadas propostas de melhorias no serviço de saúde para aquela região e são eleitos os delegados que vão defender essas propostas na Conferência Municipal.
Na semana passada duas pré-conferências na região do Curuá-Una foram canceladas por falta de participação mínima de conferentes representando a sociedade civil.
Ainda faltam 09 pré-conferências programadas para ocorrer até o final de outubro.
Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra
Colaborou: Arnaldo Santos -CMS