
Em nota publicada na última sexta-feira (22) Jailson Alves, prefeito de Mojuí dos Campos no Oeste do Pará, anunciou o cancelamento da Décima Edição da Festa da Integração Nordestina.
O evento estava marcado para ser realizado nos dias 12, 13 e 14 do próximo mês.
De acordo com a nota, a decisão foi tomada pelo Executivo Municipal após os acidentes de trânsito que ceifaram a vida de duas crianças estudantes do município.
Como descreve a nota esses acontecimentos consternaram a população mojuiense, o que levou a coordenação e participantes ao bom senso de cancelar o maior evento cultural do município.

A nota encerra afirmando a vontade da administração municipal em realizar o evento, que já estava com diversas atrações confirmadas.
A nota não informa se a quebra de contratos vai gerar débitos a Prefeitura.
A Festa da Integração Nordestina é um evento Cultural e Esportivo que é realizado desde 2008, quando Mojuí dos Campos fazia parte do território de Santarém.
O objetivo do evento criado na gestão da ex-prefeita Maria do Carmo, era valorizar e resgatar a cultura dos desbravadores que iniciaram o povoado Mojuí e adjacências.
Após a emancipação político/administrativa de Mojuí dos Campos, este é o segundo ano que a Prefeitura deixa de realizar o evento.
Nas redes sociais houve forte manifestação contrárias e a favor da decisão.
Os que defendem a realização do evento fazem questionamentos sobre o destino dos recursos que seriam utilizados na programação.
Já os contrários a realização, defendem que o dinheiro usado nos três dias de festas seja aplicado em obras de infra estrutura e ainda, em vez de bancar eventos como este, que realize eventos religiosos e de educação para salvar vidas.
Por: Eduardo Enrique