EVENTOS MOJUÍ DOS CAMPOS RELIGIÃO

Mojuí dos Campos: Católicos realizam Romaria de Fé Nossa Senhora da Conceição

O ponto de concentração foi a residência de Dona Pequena e a Igreja de São José na pequena Comunidade Baixa da Onça, zona rural de Mojuí dos Campos.

Igreja de São José. Foto: Arnaldo Santos

Meio que timidamente, os devotos começavam a chegar.

Familiares de dona Pequena e os primeiros romeiros começam a chegar e ajudar na ornamentação da berlinda. Foto: Arnaldo Santos.

Muitos vieram de longe, como seu Raimundo Pereira que veio da Comunidade Vila Goiana, distante 35 quilômetros de Baixa da Onça, veio na companhia de seis jovens. Seu Raimundo, conhecido por Bidu, tem 70 anos e há 09 participa da romaria. O agricultor contou a reportagem que se prepara na lavoura para participar da romaria. Com um sorriso no rosto, seu Raimundo garante que vai chegar a catedral da Conceição em Santarém.

Seu Raimundo Pereira da comunidade Vila Goiana. Foto: Arnaldo Santos.

A Romaria de Fé existe desde 1983, quando seu Cícero resolveu pagar a promessa da cura que recebeu de um voto com Nossa Senhora. Na época seu Cícero caminhou com uma de suas filhas e a senhora Maria. O voto de seu Cícero era, se ficasse curado, caminhar todos os anos do dia 07 para chegar no dia da festa em Santarém. Seu Cícero faleceu, sua esposa e suas filhas continuaram o ato de fé. Com o passar dos anos, mas pessoas aderiram a romaria. Esse ano, a caminhada se tornou oficial da festa da padroeira da Diocese de Santarém e dona Maria Chagas, a dona Pequena, coordenadora da Romaria, nos falou de sua expectativa.

Saída da Romaria. Foto: Arnaldo Santos.

Emocionada, nos contou que, fica feliz em ver pessoas de outras comunidades vindo participar.

Romaria se aproximando da comunidade Una na PA 433. Foto: Arnaldo Santos.

Nossa equipe chegou por volta de 12:30 a comunidade e a partir daí, passou a observar a chegada de romeiros de comunidades próximas.

As 15 horas Pe. Ademar Ribeiro celebrou Santa Missa e as 16:48 a Romaria ganhou a PA 433 com destino a Santarém. Mais de 100 pessoas iniciaram a caminhada. Na estrada, sob sol forte e com muito vento, caminhantes foram engrossando a Romaria.

Foto: Eduardo Enrique

São 56 quilômetro de caminhada. O destino catedral de Nossa Senhora da Conceição em Santarém, onde os romeiros chegaram na manhã deste domingo (08), dia da Festa da Padroeira.

Foto: Eduardo Enrique

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.