O ponto de concentração foi a residência de Dona Pequena e a Igreja de São José na pequena Comunidade Baixa da Onça, zona rural de Mojuí dos Campos.

Meio que timidamente, os devotos começavam a chegar.

Muitos vieram de longe, como seu Raimundo Pereira que veio da Comunidade Vila Goiana, distante 35 quilômetros de Baixa da Onça, veio na companhia de seis jovens. Seu Raimundo, conhecido por Bidu, tem 70 anos e há 09 participa da romaria. O agricultor contou a reportagem que se prepara na lavoura para participar da romaria. Com um sorriso no rosto, seu Raimundo garante que vai chegar a catedral da Conceição em Santarém.

A Romaria de Fé existe desde 1983, quando seu Cícero resolveu pagar a promessa da cura que recebeu de um voto com Nossa Senhora. Na época seu Cícero caminhou com uma de suas filhas e a senhora Maria. O voto de seu Cícero era, se ficasse curado, caminhar todos os anos do dia 07 para chegar no dia da festa em Santarém. Seu Cícero faleceu, sua esposa e suas filhas continuaram o ato de fé. Com o passar dos anos, mas pessoas aderiram a romaria. Esse ano, a caminhada se tornou oficial da festa da padroeira da Diocese de Santarém e dona Maria Chagas, a dona Pequena, coordenadora da Romaria, nos falou de sua expectativa.

Emocionada, nos contou que, fica feliz em ver pessoas de outras comunidades vindo participar.

Nossa equipe chegou por volta de 12:30 a comunidade e a partir daí, passou a observar a chegada de romeiros de comunidades próximas.
As 15 horas Pe. Ademar Ribeiro celebrou Santa Missa e as 16:48 a Romaria ganhou a PA 433 com destino a Santarém. Mais de 100 pessoas iniciaram a caminhada. Na estrada, sob sol forte e com muito vento, caminhantes foram engrossando a Romaria.

São 56 quilômetro de caminhada. O destino catedral de Nossa Senhora da Conceição em Santarém, onde os romeiros chegaram na manhã deste domingo (08), dia da Festa da Padroeira.

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra