MOJUÍ DOS CAMPOS SAÚDE

Mojuí dos Campos: Cidade recebe fumacê em combate ao mosquito da dengue

Ao mesmo tempo que monitora o coronavírus, a equipe de vigilância epidemiológica realiza fumacê em combate a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Equipe de vigilância em epidemiológica responsável por ações no enfrentamento ao Coronavírus e ao combate ao Aedes aegypti. Foto: Arquivo da equipe.

Bairros da cidade de Mojuí dos Campos no Oeste do Pará começam a receber o fumacê em combate a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunia. Apesar da atenção voltada para o monitoramento e prevenção do novo coronavírus, a equipe de vigilância epidemiológica também acompanha com atenção o aparecimento de casos de dengue no município. No mês passado foram diagnosticados dois casos positivos, inclusive um vindo a óbito.

O fumacê iniciou pelo bairro Vila Nova, seguindo pela Esperança e na tarde desta sexta-feira (17) a ação foi desenvolvida na parte central da cidade.

A ação tem apoio da SESPA que forneceu duas máquinas (bombas) para que seja feito a pulverização do inseticida.

Lindomar Santos , Coordenador Divisão de Vigilância em Saúde,  que nos repassou a informação, chamou a atenção para que as famílias, aproveitem o momento de isolamento social e cuidem de seus quintais.

“Nesse momento que todo mundo está preocupado com a pandemia do novo coronavírus e estar ficando dm casa, é bom aproveitar para limpar seus quintais e evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya, que também é perigoso”, ressaltou Lindomar

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Cuidados contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue

Tampe os tonéis e caixas d’água;

Mantenha as calhas sempre limpas;

Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

 Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

Mantenha lixeiras bem tampadas;

 Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

 Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

 Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

 Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

 Limpe ralos e canaletas externas;

 Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

 Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

 Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.