Nos últimos dias o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Mojuí dos Campos no Oeste do Pará circulou ofício em três comunidades da zona rural do município, esclarecendo sobre a carga horária dos condutores de ambulâncias da Unidades Básicas e Postos de Saúde dessas comunidades. As Unidades estão nas Comunidades Vista Alegre do Moju e Baixa da Onça e o Posto de Saúde na Comunidade Universal Igarapé do Piranha.
Ofício circulado esclarecendo sobre CH de condutores de ambulância. Arq.:CMS
A iniciativa do esclarecimento partiu dos conselheiros de saúde ao ter conhecimento dos contratos dos servidores que estipula carga horária diária de 8 horas de trabalho.
Como foi levantado pelo Conselho, os trabalhadores chegavam a se dedicar até 24 horas por dia no atendimento as UBS e Posto de Saúde.
Em um contrato que a produção teve acesso, há a informação que o condutor tem remuneração de um salário base de R$ 998,00 (Novecentos e Noventa e Oito Reais) por uma carga horária de 40 semanais, o que significa que o condutor deve estar a disposição da UBS ou Posto de Saúde para cumprimento de 08 horas diárias de segunda a sexta-feira.
As comunidades descritas acima são atendidas por uma ambulância e um condutor.
No ofício, o Conselho reitera que a informação é de suma importância do interesse da população para que todos tenham ciência da transparência do serviço público.
Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra