EDUCAÇÃO MOJUÍ DOS CAMPOS

Mojuí dos Campos: Cobra de espécie não identificada é capturada no interior de escola e devolvida a natureza

A escola fica na comunidade Garrafão há poucos quilômetros da cidade. É a segunda vez que equipe retira cobra de uma escola do município.

Cobra estava na cobertura da secretaria da escola.

Uma cobra de espécie não identificada foi capturada na tarde desta segunda-feira (16) na Escola Frei Rogério na comunidade Garrafão, zona rural de Mojuí dos Campos.

De acordo com Antônio Oliveira da equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, por volta da 13:45 horas a secretaria foi acionada pela direção da escola Frei Rogério, sobre o aparecimento uma cobra de espécie não identificada na secretaria do educadário.

De acordo com Antônio a cobra era de cor amarela com pintas pretas (cabeça triangular e pequena sinal de ser venenosa).

Logo a equipe se deslocou ao local e tomou todas as medidas para  não chamar atenção dos alunos que estavam em horário de aula.

A equipe da SEMMA observou que o animal estava em perfeitas condições de retorno ao seu habitat natural e o devolveu em uma mata próxima a escola.

Réptil é devolvido a natureza

O educador aproveitou a opprtunidade e visitou as salas de aula para expor dicas e orientações sobre os cuidados a serem tomados no período chuvoso.

Educador repassou orientações e dicas aos estudantes.

Crime de maus-tratos

Independentemente da espécie do animal, causar maus-tratos é crime, explicou o Educador  Ambiental Antônio Oliveira da SEMMA. caso ocorra denúncia contra a vida do animal. Não precisa ser necessariamente um animal silvestre, mas cachorros, cavalos, qualquer outro bicho, se maltratar, há punição.

Dicas:

Não tente pegar uma cobra que está fazendo barulho, chacoalhando ou esguichando veneno; ela está dando um aviso para deixá-la em paz.

Procure um médico logo que for picado pela cobra.

Uma picada de cobra pode causar paralisia, alergias e até a perda de um membro.

Quando não souber se a cobra é venenosa, presuma que é e fique longe!

Não mate uma cobra que não o atacou. Cobras comem pestes e outras pragas, e ajudam a controlar a quantidade de criaturas que transmitem doenças aos homens.

Colaborou Antônio Oliveira – Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.