MOJUÍ DOS CAMPOS

Mojuí dos Campos: colheita de pimenta-do-reino movimenta economia na zona rural do município

Chegada do verão amazônico, tempo de sol e forte calor e começa a corrida para o interior de Mojuí dos Campos, município rural no Oeste.

O município de apenas 06 anos e 08 meses de existência se destaca na região por sua vocação para a agricultura familiar, pecuária extensiva e monocultura de grãos.

Mas o grão que ganha espaço nesse tempo de forte calor é tão pequeno e de grande valor. Estamos falando  da pimenta-do-reino, uma cultura que se adaptou ao clima e a terra de barro da região do planalto e vem ganhando espaço a cada ano na economia local.

Muitas comunidades se destacam na produção, mas a produção maior do munícipio está na região do PA Moju, área de assentamento de reforma agrária. É nessa região que o plantio de pimenta do reino a cada ano ocupa hectares e hectares de terra.

Em tempo de crise financeira e desemprego muitas famílias, até da cidade, se deslocam para as comunidades, a fim, de ganhar um dinheiro extra. A febre da colheita da pimenta tem movimentado a economia na zona rural, pois o trabalho só termina com a secagem e o ensacamento.

Na comunidade Igarapé do Piranha, em regime de agricultura familiar, Dona Maria Izabel Lira e seu esposo tocam uma pequena plantação de pimenta-do-reino e nessa época ficam felizes em poder ajudar outras famílias a ganhar um dinheiro extra. A colheita no pimental da família da família demorou mais de uma semana.

O número de pessoas que trabalham nesses pimentais variam de 06 a 30 pessoas, dependendo do tamanho da área plantada.

Em 2017, o kg da pimenta-do-reino chegou a ser vendido por R$ 28,00 (vinte e oito reais) em Santarém, segundo a Emater.

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.