Nos dias 13 e 14 deste mês foi realizada a III Conferência Municipal de Assistência Social de Mojuí dos Campos no Oeste do Pará. Foram dois dias de debates, proporcionando aos participantes discussões com base na temática
Participantes da III Conferência Municipal de Assistência Social. Foto Arnaldo Santos
Assistência Social:Direito do Povo com financiamento Público e Participação Social.
A Conferência que teve a coordenação do Conselho Municipal de Assistência Social -CMAS com apoio da Secretaria Municipal da área foi avaliada como baixa pelos organizadores. No primeiro dia, quando pouco mais de 40 delegados se inscreveram a reportagem deste Portal, entrevistou a Presidente do CMAS, Madalena Siqueira. A conselheira lamentou, a baixa participação da população. Enumerando as últimas perdas na área, Madalena comparou o evento deste ano com o de 2017 e avaliou como regressiva a participação popular.
Na visão da Conselheira, o desinteresse da sociedade civil pela pauta se deu pela aposta eleitoral do ano passado e hoje muitos sentem-se frustrados com suas escolhas.
Em 2017, segundo Madalena, a participação da sociedade civil foi intensa, podendo discutir pautas que influenciaram na política de Assistência Social local. Já agora em 2019, diante de todos os desmontes pelo atual cenário político, não houve interesse da população, mas os poucos que compareceram puderam deixar colaborar com propostas importantes.
A Conferência Municipal contou com a participação Marcelina Santos, representante do Conselho Estadual de Assistência Social e que palestrou sobre o tema. Em sua avaliação Marcelina, disse ser uma Conferência gratificante. Segundo ela, apesar de um público pequeno os resultados foram positivos, as propostas aprovadas para o município, região e estado foram bem elaboradas. “O público me deixou a desejar, mas a qualidade das propostas do que tivemos aqui, o compromisso que a gente percebeu desse pouco foi muito bom”, poderou Marcelina.
Madalena Siqueira, presidente do CMAS. Foto: Arnaldo Santos
Durante a Conferência foram eleitos delegados – efetivos e suplentes – que devem representar o município nas Conferência de Assistência Social do Baixo Amazonas com data a definir.
Por Eduardo Enrique/ Portal Mojuí na Íntegra – Colaborou: Arnaldo Santos.