MOJUÍ DOS CAMPOS RELIGIÃO

Mojuí dos Campos: Comunidade prepara romaria à Nossa Senhora da Conceição

Católicos de Baixa da Onça, na Região da Santarém/Jabuti em Mojuí dos Campos ultimam os preparativos para mais uma Romaria de Fé à Nossa Senhora da Conceição. A Romaria que é realizada desde 1983, pela primeira faz parte da programação oficial da festa da padroeira da Diocese de Santarém.

Romaria de 2018. Arquivos de Ivana.

De acordo com a coordenação, a romaria vai sair as 16 h deste sábado (07), após uma missa na igreja de São José. Os romeiros vão caminhar por 56 km até a Catedral de Nossa Senhora da Conceição em Santarém, onde devem chegar por volta de 06 horas da manhã do dia 08, dia da festa da santa.

Os 56 km a serem percorridos pelos romeiros são de estrada de chão na rodovia estadual PA 433, a Santarém/Jabuti e em via pavimentada da BR 163, a Santarém/Cuiabá.

Estrada de chão, PA 433, Santarém/Jabuti. Arquivos de Ivana

A Romaria vai ter apoio logístico da Prefeitura de Mojuí dos Campos com relação a apoio médico e a segurança.

O Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito, Antônio Aguiar, visitou a comunidade na manhã desta quarta-feira, (04) e garantiu uma viatura e agentes para acompanhar a Romaria até a BR 163. Segundo Aguiar, na BR 163 a segurança vai ficar por conta da Polícia Rodoviária Federal – PRF. Já em Santarém, a partir da Avenida Magalhães Barata (Rodagem), o acompanhamento  será de responsabilidade de agentes da SMMT daquele município.

O Secretário Antônio Aguiar em reunião ns comunidade, garantindo segurança. Arquivos do Secretário.

A Polícia Militar também vai reforçar a segurança dos romeiros, da saída da comunidade a chegada na Catedral em Santarém.

No apoio médico, a Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA de Mojuí dos Campos vai disponibilizar uma ambulância equipada e a enfermeira e a técnica da Unidade Básica de Saúde – UBS de Baixa da Onça.  Voluntários, em um carro de apoio vão auxiliar a equipe de enfermagem. Um ônibus e duas caminhonetes vão dar  apoio aos romeiros, levando fiéis cansados, distribuindo água e conduzindo a imagem.

Da saída até o Tabocal, a Romaria vai ser animada por cantores da própria comunidade. Do tabocal a Santarém, o coro vai ser engrossado por outros cantores das comunidades da BR.

De Santarém quem desejar visitar a comunidade Baixa da Onça e participar da Romaria, os ônibus que passam na comunidade saem da Travessa Silvino Pinto a partir das 08 horas da manhã de sábado. Às 08 horas, sai o ônibus do Edson que faz linha para Igarapé do Anta; às 09:30 sai o Praia Grande e às 12:00 horas sai o ônibus do Alonso que faz linha para Vila Goiana. O valor da passagem de Santarém a comunidade é de R$ 13,00 (treze reais).

Aos romeiros que chegarem cedo, será servido almoço por conta de Dona Maria Chagas, a Dona Pequena.

Dona Pequena, coordenadora da Romaria de Fé. Arquivos da família.

A expectativa dos organizadores é que a Romaria que iniciou a 36 anos com um peregrino, este ano possa ter seu número, uma vez que se tornou evento oficial da programação da festa de Nossa Senhora da Conceição. Ano passado, mais de 180 romeiros venceram os 56 km de estrada que separam Santarém da pequena Baixa da Onça, na zona rural de Mojuí dos Campos.

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.