A comunidade do entorno da Escola Municipal Francisco Chagas Lima, no bairro Cidade Alta 2 em Mojuí dos Campos compareceu em massa para prestigiar a Mostra Pedagógica do educandário. A programação ocorreu no dia 22, sexta-feira, da semana passada.

Nas primeiras horas da tarde daquele dia, pais ou responsáveis e familiares começaram a chegar à escola para acompanhar, observar e aplaudir o resultado de dias de pesquisas de campo e trabalhos práticos de alunos e professores. Todos estavam curiosos para ver o resultado do tão falado Projeto: Amazônia, berço da vida. E foi surpreendente mesmo.
Dayane Gomes, diretora da Escola, ressaltou a importância do Projeto que foi desenvolvido no decorrer do ano letivo. A diretora, destacou a parceria dos pais na realização do projeto, em todas suas etapas. “Os pais acompanham os filhos, os trabalhos dos professores e são muito presentes em nossas atividades”, pontuou Dayane.

A Escola atende do Pré I ao 5° Ano e os trabalhos construídos e apresentados foram dígnos de muitos aplausos.
Janaína Lima, estudante do 3° Ano de 09 anos destacou a grandiosidade da exposição de seus trabalhos e o cuidado com o meio ambiente. Para a pequena estudante, o projeto mostrou que é preciso cuidar da Amazônia. “Precisamos da Amazônia, pra viver, pra tomar água pra respirar… Então é muito inportante a gente cuidar, não jogar lixo no chão”, conclamou Janaína. A estudante destacou ainda a tarefa da sua turma, que foi conhecer e reproduzir o preparo da farinha de mandioca e sobre o desfile de 07 de setembro, onde a Eacola levou o projeto para a avenida.

A programação levou apresentou ao público, os estandes de trabalhos sob os sub-temas: fauna, flora, lenda da mandioca, sustentabilidade, xote ecológico, dança da farinhada, dança do guarda-chuva, coreografia herdeiros do futuro, salve amazônia, ritual indígena mística da Amazônia.
Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra
Mais fotos do evento










