EVENTOS MOJUÍ DOS CAMPOS MUNICÍPIOS POLÍTICA

Mojuí dos Campos: construção de subestação de energia e linhão tramoeste trouxe crescimento econômico e social para o município, dizem autoridades

A subestação Tapajós II fica na Comunidade Boa Fé, zona rural de Mojuí dos Campos e precisou de 30 meses para ser concluída, juntamente com o linhão Tramoeste. A reportagem do Portal Mojuí na Íntegra entrevistou três importantes autoridades do município presentes na cerimônia de inauguração.

Vista aérea da Subestacão Tapajós II na tarde da inauguração por Marx Panorama.

Inaugurados no último dia 07 deste mês, a subestação Tapajós II e o Linhão Tramoeste proporcionaram um momento de crescimento econômico e social para o município de Mojuí dos Campos no Oeste do Pará. Essa afirmação partiu do prefeito Jailson da Costa Alves à reportagem do Portal Mojuí na Íntegra, momento antes da cerimônia de inauguração.

De acordo com o Prefeito, houve uma dedicação total por parte da administração municipal para que viabilizar a construção da subestacão em solo mojuiense. Perguntado o que significava aquela inauguração, Jailson Alves respondeu: “Significa sinônimo de crescimento para o nosso município, 07 anos de existência, e o momento é de alegria, de agradecer a Deus, agradecer todos que participaram direta e indiretamente para que se tornasse a realidade que está sendo hoje”, ressaltou Jailson.

Jailson Alves em entrevista a Eduardo Enrique, editor do Portal Mojuí na Íntegra. Foto: Arnaldo Santos.

O prefeito lembrou que o processo começou em 2017 e naquela época, como em toda a execução do projeto, mobilizou toda a equipe administrativa, dentro da lei e sem burocracia. “Desde 2017, mobilizamos secretários, procurador e colocamos a disposição dentro da lei para não burocratizar a parte de licenciamento”, relembrou.

Jailson garantiu que o município está preparado para receber empreendimentos, que dependam de energia de boa qualidade.

Outro destaque de Jailson na entrevista foi a contribuição social ao município. De acordo com o gestor, as obras de construção da subestacão e do linhão do Tramoeste em 2018 e 2019, fomentou a geracão de emprego e renda alavancando os setores de restaurante, farmácia, lavanderia, hotelaria e outros mais. “Além dos empregos ofertados as profissionais do município, as obras geraram renda e fomentaram outros emprendimentos, esperamos que continuem. Por exemplo, despertou o ramo de hotelaria que não tínhamos na cidade e agora outras pessoas se interessam por isso”, comemorou o gestor.

O município de Mojuí dos Campos desde sua instalação tem se tornado destaque e um atrativo para investidores, principalmente no agronegócio e nas agroindústrias. Jailson disse que a melhoria na oferta de energia, incentivos fiscais vão ser discutidos e colocados em práticas a fim de garantir subsídios e garantir políticas públicas para a população.

O vice-prefeito Juvenal Arruda prestigiou o ato inaugural e se mostrou esperançoso com a possiblidade de instalação de indústrias na região. “O problema de energia deve ser superado e com isso a região deve atrair a instalação de indústrias em nossa região”, comentou Juvenal. Juvenal também mencionou o período de prosperidade, ocasionado pelas obras durante os 30 meses. “Foi um momento de prosperidade com a injeção de valores no nosso comércio, gerando emprego e renda e fomentando nossa economia”, destacou Juvenal.

Vice-Prefeito Juvenal Arruda em entrevista a Eduardo Enrique, editor do Portal Mojuí na Íntegra. Foto: Arnaldo Santos.

Outra autoridade do município que se manifestou à reportagem foi o vereador Arnaldo Galvão, presidente da Câmara Municipal. O vereador é oriundo da zona rural e tem expectativas que a energia venha contribuir com os empreendimentos da agricultura, principalmente a familiar. “É uma obra fundamental e vem trazer o desenvolvimento. Espero que uma energia consistente possa trazer prosperidade pra nossos agricultores que trabalham para ter uma vida melhor”, relatou Galvão.

Vereador Arnaldo Galvão, presidente da Câmara Municipal em entrevista a Eduardo Enrique, editor do Portal Mojuí na Íntegra. Foto: Arnaldo Santos.

Muitas comunidades de Mojuí dos Campos ainda não são beneficiadas com energia do Programa Luz Para Todos e muitas que já foram beneficiadas sofrem com as quedas constantes que deixam dias residências às escuras.

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

Mais fotos do evento

Prefeito Jailson, Vice Juvenal, Eduardo Enrique e Arnaldo Santos/Portal Mojuí na Íntegra e Assis Nogueira. Foto: Marx Panorama.
Arnaldo Santos, Vereadora Suely e Eduardo Enrique. Foto: Marx Panorama.
Eduardo Enrique, editor do Portal Mojuí na Íntegra com Leíria Rodrigues, assessora da Equatorial Energia Pará. Foto: Marx Panorama.
Eduardo Enrique, editor do Portal Mojuí na Íntegra com Núbia Pereira, assessora da Equatorial Energia Pará. Foto: Marx Panorama.
Tiago Sousa, Eduardo Enrique, Cristiano Tsunami, Arnaldo Santos e Lucídio. Foto: Marx Panorama.
Prefeito Jailson na companhia do Governador Hélder Barbalho, deputado Eraldo Pimenta e diretores da Equatorial Energia.
Mojuí na Íntegra
Jornalismo Cidadão, Mídia Ativismo e Comunicação Popular
https://www.mojuinaintegra.com.br

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.