MOJUÍ DOS CAMPOS POLÍTICA

MOJUÍ DOS CAMPOS: em 2020 município pode chegar a 20 mil eleitores

Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que o eleitorado cresceu em 2018 em relação a 2014 em Mojuí dos Campos, no oeste do Pará.

O número de eleitores em Mojuí dos Campos, segundo o TSE, cresceu 7,9%. Nas eleições de 2014 eram 16.938 e em 2018 chegou a 18.259 eleitores.

Mojuí dos Campos integra Região Metropolitana de Santarém e é atendida pelo Fórum Eleitoral desta cidade, que concentra as três zonas eleitorais: 20ª, 83ª e 104ª.

Na eleição municipal de 2016, o eleitorado era de 17.199

Jovens

O número de jovens eleitores no município cresceu. Em 2014, eram 155 e em 2018 foram 161novos eleitores, segundo o TSE.

População e eleitores

De acordo com o IBGE a população estimada de Mojuí é de 15.982 habitantes, porém, o número de eleitores aptos a votar é maior do que o número de moradores.

Mojuí dos Campos é um dos 308 municípios do país com o número de eleitores superior à população estimada em 2018 pelo IBGE.

Segundo o TSE, as desproporcionalidades entre os números de eleitores e de habitantes ocorrem porque o IBGE trabalha com o conceito de município de residência.

Já o TSE trabalha com o conceito de domicílio eleitoral. Isso significa que as pessoas podem morar em uma cidade, mas votar em outra e isso altera o cruzamento dos dados.

Por Eduardo Enrique/Portal Mojuí na Íntegra

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.